Artigos

Como a gestão de riscos pode evitar prejuízos ao seu negócio

Gestão de risco benefícios
Guarulhos, 03 de maio de 2018

A ISO 31000, de 2009, é uma norma que estabelece princípios e orientações genéricas sobre a gestão de riscos. Qualquer empresa, de qualquer segmento ou tamanho, é capaz de gerenciar os processos de diversos tipos de riscos, e ela só tem a ganhar com isso. Veja como essa gestão pode evitar prejuízos ao seu negócio!

Riscos administrativos e financeiros

Toda atividade empresarial envolve riscos que, quando mal administrados, geram consequências graves para o negócio. Os riscos são um conjunto de eventos que podem atrapalhar a empresa a atingir seus objetivos. Eles afetam custos, qualidade, escopo e tempo.

Quando não há uma gestão de riscos, o empresário pode ter que lidar com o encarecimento das operações, mais custos financeiros, menor eficiência, dentre outros resultados negativos.

Os riscos administrativos estão relacionados ao processo produtivo, ao relacionamento com o cliente e tudo que diz respeito à gestão em si. Dentre os riscos financeiros, podemos citar:

  • Risco de crédito: mede a possibilidade de perda econômica consequente da deterioração da qualidade do crédito. Isso acontece, por exemplo, quando o tomador do crédito não honra com alguma obrigação perante a empresa.
  • Risco operacional: possibilidade de perda financeira decorrente da inadequação ou falha de processos, pessoas, sistemas, riscos legais, risco estratégico, eventos externos, dentre outros.
  • Risco de mercado: possibilidade de perda econômica consequente da variação nos fatores de risco de mercado, como curvas de juros pré-fixadas em real, câmbio, mercadorias, ações, cotas de fundos, e outros.

Gestão de riscos

A gestão de riscos é uma forma de direcionar e controlar o risco para que eles atinjam níveis aceitáveis para uma empresa. Ela é feito por meio de uma série de procedimentos e processos que deve ser alinhada a uma metodologia consistente definida pelo gestor capacitado para realizá-la. A partir dessa gestão, o empresário consegue criar planos de ações da estratégia empresarial e estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão.

Quando consideramos os riscos financeiros, por exemplo, o empreendedor pode utilizar de uma ferramenta que minimize o risco de crédito. Essa ferramenta é análise de crédito, que nada mais é do que analisar a capacidade de alguém honrar seus compromissos financeiros. O responsável por realizá-la coleta informações sobre o interessado no crédito, analisa seu perfil e sua documentação e verifica o comprometimento da renda, na tentativa de diminuir as chances de inadimplência.

De modo geral, há muitos benefícios em se realizar uma gestão de riscos.

Benefícios da gestão de riscos

Quando essa prática é implementada de forma correta, a organização consegue usufruir de alguns benefícios evidentes.

Podemos citar entre os principais: aumentar a probabilidade de atingir seus objetivos, ter uma gestão proativa, melhorar a governança, minimizar perdas, identificar e tratar os riscos em todos os âmbitos empresariais, otimizar a eficiência e a eficácia empresarial, melhorar a identificação de oportunidades e ameaças, dentre outros.

A gestão de riscos é uma ferramenta poderosa para que o empresário tenha mais controle administrativo e financeiro sobre sua atividade, evitando prejuízos ao negócio.

Uma boa forma de começar uma gestão de riscos é entender o papel do planejamento estratégico nessa prática. Leia nosso artigo sobre o tema e aprenda um pouco mais sobre como gerir melhor sua empresa!