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Como recuperar crédito de clientes inadimplentes?

Como recuperar crédito de clientes inadimplentes
Guarulhos, 15 de junho de 2018

Clientes inadimplentes são um dos maiores pesadelos que um empreendedor pode enfrentar. Situações como essa podem desgastar a rotina administrativa da empresa, mas resolvê-las deve fazer parte do planejamento empresarial.

É possível prever, de antemão, se aquele cliente que contratou os seus serviços vai ou não te pagar, mas é possível adotar algumas práticas para evitar este tipo de situação.

Neste post vamos te dar algumas dicas para que você consiga recuperar o seu crédito e escapar deste tipo de cliente.

Como cobrar clientes inadimplentes

Um bom planejamento, aliado ao cadastro atualizado dos clientes, irá permitir que você evite clientes inadimplentes. No entanto, quando as situações de inadimplência ocorrem, sua empresa precisa estar aberta a fazer concessões, negociar e, principalmente, possuir profissionais ou serviços adequados para a execução das cobranças

Dialogue

O diálogo ainda é a melhor forma de lidar com as pessoas. Se o seu cliente está atrasado com relação às obrigações de pagamento, estabeleça um diálogo franco com ele, procure saber o que ocasionou o atraso e mostre para ele que você tem interesse em resolver isso da melhor forma. Tente, ao máximo, resolver as coisas sem precisar de intervenção jurídica, isso irá beneficiar você e ele também.

Negocie

Esteja aberto à negociação. Agir com intolerância nesse momento não é a melhor opção. Ofereça para ele novas possibilidades de pagamento como um parcelamento ou até mesmo um desconto com pagamento à vista. Essa predisposição aumentará as chances de você receber o seu crédito.

Saiba cobrar

Nada de escrever e-mails grosseiros, muito menos gritar ao telefone. Você não deve deixar de cobrar é claro, mas é preciso fazer isso da forma correta. Durante a primeira semana, após o vencimento, opte por realizar a cobrança através de um e-mail.

A partir da segunda semana, se você não obteve nenhuma resposta, faça uma ligação para o seu cliente e tente entender o que está acontecendo.

Se a partir da quarta semana você não obtiver nenhum retorno, faça novos lembretes por e-mail, mas nunca deixe a educação de lado.

Como se previnir

A melhor forma de evitar dor de cabeça é se prevenir deste tipo de cliente. O seu trabalho e o trabalho da sua empresa valem muito mais do que um cliente inadimplente. Siga alguns passos para escapar deste tipo de situação.

Mantenha um cadastro organizado

Um cadastro bem feito, além de melhorar o seu atendimento, facilita o monitoramento dos pagadores. Faça uma relação de datas de pagamento, marcando a pontualidade de cada um deles. Com isso, você conseguirá identificar, logo no começo, o perfil de cada um dos seus clientes.

Conheça bem os seus clientes

Conhecer o cliente também é muito importante, torne-o um verdadeiro parceiro. Quanto melhor for a relação que você estabelecer com ele, menor a chance de ele enrolar você. Se ele criar uma relação de parceria com a sua empresa e você oferecer um bom serviço, com preço justo e qualidade, as chances de ele buscar outro fornecedor são quase mínimas.

Realize contratos objetivos e claros

Não é preciso dizer que um contrato é a melhor forma de garantir o seu pagamento. Por isso, não deixe de elaborar um documento que facilite a busca dos seus direitos na justiça caso todas as tentativas de anteriores não tenham dado certo.

Aproveite essas dicas para evitar clientes inadimplentes, mas se a cobrança for uma ação necessária na sua empresa não deixe de buscar uma solução especializada. Conheça os serviços de negociação e cobrança da ACE Guarulhos.