Artigos

O que é análise de crédito?

O que é análise de crédito
Guarulhos, 15 de novembro de 2017

 

Empréstimo de dinheiro a um amigo, fiador no contrato de aluguel, FGTS. Todas essas situações corriqueiras em nossa vida envolvem a análise de crédito. Você sabe o que isso significa e como funciona? E sua importância no mundo corporativo? Confira todas essas respostas no nosso texto de hoje!

O que é análise de crédito?

Análise de crédito é a análise da capacidade de alguém honrar seus compromissos financeiros. Existem profissionais que trabalham exclusivamente nesta tarefa, seja relacionado a pessoas, empresas, países. Para realizá-la, eles consideram processos comprovados.

Em um contrato de aluguel, por exemplo, a imobiliária solicita a presença de um fiador que se responsabilizará pelos débitos no caso de o inquilino deixar de pagar. Quando emprestamos dinheiro para um amigo, avaliamos se ele terá condições de pagar ou não. Se estiver empregado, a chance é maior, certo?

Todas essas situações exemplificam uma análise de crédito. Mas como ela funciona no mundo corporativo?

Como funciona a análise de crédito?

A análise de crédito no mundo corporativo envolve 5 etapas principais:

  1. Solicitação de dados: a pessoa que pede crédito a uma instituição financeira ou assume uma obrigação financeira com uma empresa (uma compra parcelada por crediário, por exemplo) deve informar seus dados cadastrais. São dados de identificação pessoal (nome, RG e CPF, nome dos pais, data e local de nascimento, telefone, e-mail, endereço, ocupação, renda etc.) e outros complementares que possibilitam uma análise minuciosa.
  2. Verificação de restrições em seu nome: a análise de crédito continua com a verificação de nome negativado ou limpo.
  3. Análise do perfil de crédito: a instituição ou empresa avalia o perfil de crédito do interessado pelo chamado Score de Crédito (pontuação dos dados).
  4. Verificação do comprometimento de renda: verificação da capacidade de pagamento do interessado. A parcela do empréstimo ou da transação poderá ser paga? As empresas consideram que a parcela não pode ultrapassar de 20% a 30% dos rendimentos da pessoa.
  5. Análise documental: documentos de identificação e comprovantes de renda e de residência são solicitados ao final.

Qual a importância da análise de crédito?

Uma empresa que realiza a análise de crédito consegue avaliar melhor as condições financeiras de seu cliente, diminuido, assim, os casos de inadimplência. Para aqueles que trabalham fornecendo produtos e serviços em larga quantidade, a análise de crédito é fundamental.

Ela possibilita avaliar e minimizar os riscos da operação financeira, além de maximizar os resultados. A venda a prazo é necessária no mercado, mas o capital investido deve retornar de forma positiva à empresa. Ou seja, o cliente deve honrar os compromissos financeiros assumidos.

Alguns serviços, como o Família Acerta da ACE, voltado para consultas a pessoa física, ou o Consulta Gold, que faz parte de uma cartela de serviços especializados em análise de crédito para pessoa jurídica oferecem o recurso de análise de crédito para as empresas. Se você deseja resguardar sua empresa da inadimplência dos clientes, a análise é uma ferramenta essencial.

A análise de crédito é apenas uma das medidas de proteção de uma empresa. Também é importante saber como recuperar crédito de clientes inadimplentes, crucial para a saúde financeira do negócio. Leia um pouco mais sobre o tema!