Notícias

Projeto inédito da ACE-Guarulhos realiza evento no formato ‘Shark Tank’ em escola pública

Promovido pela ACE Guarulhos, projeto ACEduca visa a formação de futuros empresários por meio da disciplina de empreendedorismo a alunos do ensino médio de Guarulhos

Guarulhos, 22 de maio de 2025

Levar o empreendedorismo às escolas. Este é o objetivo do projeto “ACEduca: Empreendedorismo que Transforma!”, que realizou, na última terça-feira (20/05), a sua segunda ação na Escola Estadual Lydia Kitz Moreira, em Guarulhos. O evento contou com participações de importantes representantes da ACE-Guarulhos como avaliadores dos pitches apresentados por alunos do ensino médio: o diretor de Comunicação, Flávio Cantoni; o vice-presidente de Serviços, Carlos Dias; e a diretora de Empreendedorismo Feminino, Tatiane Bertolino.

Durante o evento, inspirado no formato do prestigiado programa de negócios “Shark Tank Brasil”, a Banca Examinadora analisou apresentações de dez equipes, que expuseram suas propostas em um período entre três e cinco minutos, seguidas de perguntas e feedbacks dos avaliadores. Com muita criatividade, os projetos envolveram setores como esporte, serviços, vestuário e produtos veganos, todos alinhados às vivências e objetivos dos alunos.

“Mais do que ensinar sobre negócios, essa iniciativa busca desenvolver o protagonismo dos jovens, estimular a criatividade e prepará-los para os desafios do mundo real. É uma parceria que demonstra que, quando a educação caminha lado a lado com o empreendedorismo, nasce um futuro com mais oportunidades, visão e atitude”, diz Flávio Cantoni.

Com a reformulação do currículo paulista, que inclui aulas de empreendedorismo em sua grade curricular, dentro do itinerário formativo, oferecidas pelas Secretaria de Estado da Educação, a iniciativa ACEduca foi criada para servir como apoiadora à rede pública de ensino na aplicação da disciplina “Educação para o Empreendedorismo”.

Em abril, a ACE já havia estado na escola, em um evento com temas relacionados ao empreendedorismo, em palestras e mentorias gratuitas, divididas nos formatos workshop. “Deixamos nossos negócios para doar nosso tempo a uma causa nobre, que é auxiliar na formação das futuras gerações do empreendedorismo. É a primeira vez em 62 anos que a ACE celebra uma parceria assim, demonstrando seu compromisso com a educação”, afirmou o presidente Silvio Alves, na ocasião.

“Esta iniciativa fomenta o empreendedorismo na educação e pode trazer inúmeros benefícios aos estudantes, desde o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e criativas até a preparação para o mercado de trabalho e o incentivo à inovação”, reforçou Carlos Dias.

Representada pela aluna Nicolly Teixeira, do 3º ano, a Empresa Pura sagrou-se a vencedora do projeto. “Somos uma empresa de cosméticos naturais e artesanais e acreditamos neste produto por conta do ramo que tem crescido cada vez mais no mercado, pois as pessoas estão interessadas em sustentabilidade”, resumiu a estudante ao fazer sua apresentação.

“A educação empreendedora também ajuda a preparar cidadãos para o futuro, que, por meio de iniciativas como essa, poderão desenvolver habilidades para resolução de problemas, tomada de decisão e se tornar uma liderança dentro do empreendedorismo”, finalizou Tatiane Bertolino.