Notícias

Volkswagen demite 3.000 funcionários por carta,

Guarulhos, 08 de novembro de 2001

A Volkswagen começou a enviar hoje cartas de demissão para 3.000 funcionários da unidade Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, na região do ABC.

O aviso de demissão acontece um dia depois de a montadora dar três dias de licença remunerada para 23 mil trabalhadores, das fábricas de São Bernardo do Campo e de Taubaté, no interior de São Paulo.

Na terça-feira, os trabalhadores de São Bernardo recusaram a proposta da montadora de redução de salários e da jornada de trabalho em 15% em troca de garantia de emprego. A montadora promete investir R$ 1 bilhão na unidade do ABC e desenvolver novos produtos se o acordo for aceito e a competitividade da unidade melhorar.

Segundo a Volkswagen, a demissão é a “única alternativa” que restou à montadora depois da recusa dos funcionários de negociar a proposta de flexibilização da jornada de trabalho.

As correspondências enviadas para as casas dos funcionários avisam que o desligamento da empresa começa a valer a partir de segunda-feira.

Por enquanto, as demissões não atingem a fábrica de Taubaté, onde a montadora calcula que exista um excedente de 1.000 funcionários.

Em comunicado divulgado hoje, a empresa informa que em Taubaté “existe a possibilidade de se encontrar uma solução justa que trará o menor impacto aos empregados.”

A Volks e o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté se reúnem hoje para mais uma rodada de negociação da proposta de flexibilização. Se não houver acordo entre as partes, a montadora avisa que demitirá os 1.000 funcionários que estão sobrando.

Apesar de ter iniciado hoje o processo de demissão dos funcionários de São Bernardo, a Volkswagen informa que “não afasta a possibilidade de continuar a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC”.