Notícias

Vendas de veículos começam a reagir

Guarulhos, 21 de janeiro de 2009

As vendas de veículos na primeira quinzena de janeiro cresceram 1,9% em relação aos primeiros 15 dias de dezembro, mas ainda são negativas (queda de 6,11%) quando comparadas com igual período do ano passado, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram vendidos neste ano, até dia 15, 168.454 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários.

As montadoras já começaram o ano organizando grandes feirões de automóveis, como a Fiat e a Chevrolet. No primeiro feirão de 2009, que aconteceu no final de semana, a Fiat contabilizou 1,35 mil carros vendidos, número próximo à média do ano passado.

Na Chevrolet, mesmo que as vendas de carros tenham caído cerca de 20% em comparação com a primeira quinzena de janeiro do ano passado, o número de pessoas que passaram pela loja nas duas primeiras semanas do ano aumentou 15%. “No feirão que realizamos há dois dias, vendemos 20% além das expectativas, ou 6,5 mil carros entre novos e usados”, afirmou o gerente regional de marketing e vendas, Rodrigo Rumi. Os carros populares mais baratos são os mais procurados nas concessionárias da marca.

Para as revendedoras, este janeiro é dos mais fracos dos últimos tempos. “Mas dezembro foi tão terrível, que essas duas primeiras semanas do ano, por mais ruim que estejam, já mostraram melhoras”, afirmou o vendedor da PontoAuto Edson Henrique. “No mês de dezembro, quando a média era vender cerca de 50 carros, não passamos das 19 unidades negociadas”.