Notícias

UseCheque, um seguro contra fraudes.

Guarulhos, 15 de outubro de 2001

A Associação Comercial de São Paulo acaba de criar o UseCheque, serviço que substitui o TeleCheque, atualmente marca da Teledata, que será mantida em outra atividade. “A preocupação da entidade é dificultar, cada vez mais, os golpes com cheques ou documentos roubados, prática que prejudica não só prejudica o comércio como também o consumidor”, destaca Roseli Garcia, gerente da Unidade de Negócios da Pessoa Física (UNPF) da Associação Comercial. O objetivo do UseCheque da Associação Comercial – que possui o maior banco de dados de informações cadastrais de pessoas físicas e jurídicas da América do Sul – é reduzir o risco no recebimento de cheque.

Para se ter uma idéia da dimensão do problema com golpes, segundo Roseli Garcia, somente em julho passado aproximadamente 873.000 cheques foram roubados ou extraviados. Além das informações tradicionais Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF); consultas anteriores, quando ocorridas; sustação pelo correntista, informação sobre roubo ou extravio; devolução comunicada pelo associado – o UseCheque, que dispõe de um banco de dados nacional, avança e inova com a confirmação de nome do CPF consultado; nome da mãe do emitente; título de eleitor, data de nascimento e alínea 21 (sustação), quando informada pelo próprio consulente. Rotina – Roseli Garcia destaca que a transação com cheques cujos CPFs são falsificados está se tornando uma rotina. “Anteriormente só havia checagem na linha CPF/banco/número do cheque, registrando-se, então, uma ação significativa de adulteração do número do cheque e do CPF, que pode, por exemplo, ser usado para abertura fraudulenta de crédito.

Passa-se, agora, a cruzar os dados com o número da conta corrente. Assim, o CPF adulterado pode, por exemplo, dar ?nada consta?, enquanto os demais dados podem apontar que aquele é um cheque sustado”, explica Roseli Garcia. O UseCheque proporcionará mais segurança aos associados da Associação Comercial – a entidade oferece o serviço de proteção contra documentos roubados há 45 anos. A consulta mais recente do serviço se dava com o fornecimento, pelo usuário do sistema, do CPF, número do banco, número do cheque e dígito de controle. A partir dessa base de dados, o associado recebe uma série de informações. A entidade enfatiza que o serviço anterior – Telecheque – já era bom, mas houve necessidade de aperfeiçoamento, desenvolvido na própria entidade. “Com o UseCheque, haverá maior redução de fraudes e golpes.

Não basta o ladrão ter o cheque, ele precisa saber outros dados, como o nome da mãe do titular do cheque, o número do título de eleitor, a data de nascimento”, acrescenta a gerente da UNPF No caso de cheques sustados (alínea 21), quando o comerciante visualizar os dados, conseguirá perceber que o emitente é contumaz sustador de cheque em sua loja. O UseCheque nasce com a segurança e confiabilidade da ACSP, que tem 107 anos de história, mais informações agregadas e, portanto, maior cruzamento de dados e segurança ampliada.