Notícias

Talibã garante que derrubou helicóptero dos EUA

Guarulhos, 22 de outubro de 2001

CNNO Talibã, regime fundamentalista islâmico que detém o poder no Afeganistão, permitiu que uma equipe da CNN filmasse, nesta segunda-feira, os destroços de um dos dois helicópteros norte-americanos que garante ter derrubado durante o fim de semana.

Entre as partes mostradas à CNN destaca-se o trem de pouso com inscrições em inglês: Boeing e Loud Engineerging. Também puderam ser vistos pneus com a marca “Made in U.S.A.”.

“O Talibã mente”, reagiu um alto funcionário das Forças Armadas dos Estados Unidos.

A equipe da CNN foi levada pelos talibãs até as montanhas de Baba Sahiv, a sudoeste de Kandahar, sede do regime talibã, para ver os destroços do helicóptero, mas não teve acesso ao local onde a aeronave teria sido derrubada.

No sábado, o Talibã anunciou ter abatido um helicóptero que, segundo disseram, havia sido usado pelas tropas norte-americanas em incursões áreas realizadas horas antes. Autoridades talibãs alegaram que, após ser atingido, o helicóptero escapou de Kandahar e caiu na fronteira com o Paquistão.

“Mentiras”, declarou o chefe do Estado Maior conjunto das Forças Armadas norte-americanas, Richard Myers, após o suposto ataque. “Qualquer alegação de que eles derrubaram um helicóptero é falsa”.

O que os norte-americanos contestam é a origem do helicóptero destroçado mostrado à CNN. Durante décadas, armas e aeronaves dos Estados Unidos foram utilizadas em diversos conflitos no Afeganistão.

A CNN não teve condições de confirmar, por fontes independentes, a origem das partes filmadas.

Na sexta-feira, o Pentágono revelou que dois militares haviam morrido na queda de um helicóptero Blackhawk no Paquistão, durante uma missão de apoio a operações em terra.

As autoridades norte-americanas afirmaram à CNN, porém, que o helicóptero não fazia parte do esquadrão enviado ao Afeganistão durante operação das forças especiais de combate. Era, disseram, um helicóptero de procura e resgate de prontidão no Paquistão para o caso de precisar se deslocar ao país vizinho para buscar alguém.

Segundo autoridades da aviação civil do Paquistão, o helicóptero caiu em uma área remota da região do Baluquistão, sudoeste do país, perto da fronteira com o Afetanistão. Também afirmaram que o aparelho caiu, e não foi derrubado.