Palavra do Presidente

Simples Nacional: ainda dá tempo para se regularizar

Guarulhos, 29 de janeiro de 2019

Como muitos micros, pequenos e médios empresários devem saber, amanhã termina o prazo para que as empresas dessas categorias regularizem sua situação no Simples Nacional.

Para quem não conhece, o Simples Nacional é a unificação de tributos numa única guia de pagamento. Administrativa e contabilmente falando, isso é bom porque desburocratiza e organiza a agenda de uma empresa, que não precisa se preocupar com diversas datas de vencimento, apenas com uma.

Já para muitos micros e pequenos negócios, o Simples pode significar a vida deles, pois há a questão de economia no pagamento dos impostos. Dinheiro esse que o empresário pode reinvestir de outra maneira na própria empresa. Seja comprando maquinário, modernizando equipamentos ou investindo no próprio colaborador. E não é só isso. Adotando o Simples, o empresário desonera sua folha de pagamento! Num país em que tudo é cobrado, ter esse benefício é um alívio.

Porém, para que esses benefícios sejam readquiridos, os mais de 520 mil empresários que foram excluídos do sistema precisam, ao menos, sinalizar que querem voltar ao Simples. E de que forma isso é possível? Quem foi excluído pela Prefeitura de Guarulhos só tem que ir até uma unidade do Fácil ou entrar no site oficial (www.guarulhos.sp.gov.br). Nesse link tem o passo a passo para regularizar a situação: https://bit.ly/2sVShrO.

Outra forma é pelo site da Receita Federal (http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional). Para regularizar os débitos, o empresário terá de pagar parcelas mínimas de R$ 300. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou em até 60 parcelas.

Apesar das facilidades, queremos ainda mais. O Congresso deve analisar este ano o veto do ex-presidente Michel Temer ao projeto de lei que visa dar parcelamento especial e descontos de até 90% nos juros, 70% nas multas e 100% nos encargos legais para quem está fora do Simples.

Vamos pressionar o Congresso para derrubar esse veto. Afinal, as micro, pequenas e médias empresas são as que mais empregam no país e merecem o mínimo de consideração da classe política. Vamos mobilizar a nossa rede e defender a nossa classe!

William Cotrim Paneque
Presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos