Notícias

Rodízio municipal retorna na segunda

Guarulhos, 17 de janeiro de 2002

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) retoma na segunda-feira, dia 21, a Operação Horário de Pico – o conhecido rodízio municipal – deste ano. A operação, que restringe a circulação de veículos no chamado minianel viário da cidade, continuará a valer nos mesmos horários, das 7h às 10h e das 17h às 20h. De acordo com a CET, a antecipação da volta do rodízio municipal se dará em razão do aumento da frota de veículos, cerca de 200 mil, e do término das férias escolares. Até o dia 22, a CET irá informar e esclarecer os motoristas sobre a importância do rodízio, por meio da distribuição de 60 mil folhetos nos principais cruzamentos da cidade, e colocação de 240 faixas de pano em pontos estratégicos.

A intenção da Operação Horário de Pico é reduzir o número de carros que circulam pela cidade nos períodos de maiores congestionamentos. Durante o rodízio, os motoristas de carros de passeio e caminhões ficam impedidos de circular uma vez por semana, de acordo com a placa do veículo, nas ruas e avenidas internas ao chamado minianel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. Restrições – Na segunda-feira ficam impedidos de circular nos horários de pico os veículos com placas final 1 e 2. Na terça é a vez dos finais 3 e 4.

Já na quarta, os veículos que têm placas com final 5 e 6. As placas com números finais 7 e 8 não poderão circular na quinta-feira. Na sexta é a vez dos finais 9 e 0. A liberação do rodízio é restrito apenas aos veículos de transporte coletivo, peruas escolares e de lotação (legalmente autorizadas), motocicletas ou similares, táxis, guinchos de socorro mecânico, ambulâncias, viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e Militares, veículos do Serviço Funerário, de prestadores de serviço de manutenção de água, luz, gás e telefone, de Coleta de Lixo, dos Correios, Transporte de Combustíveis ou insumos hospitalares, transporte de combustíveis ferroviários ou aeronáuticos, segurança de valores, órgãos de imprensa, produtos perecíveis, veículos de portadores de deficiência física e de profissionais médicos, identificados com o selo de autorização.

O cumprimento do rodízio municipal será monitorado diariamente pela fiscalização da CET em aproximadamente 50 pontos dentro do mini-anel viário. O motorista que descumprir o rodízio estará sujeito a pagar multa no valor 80 Ufir?s, ou seja, R$ 85,13 e ainda terá acrescido na carteira de habilitação quatro pontos negativos por cometer infração média.