Notícias

O humor de Fausto no Internacional

Guarulhos, 18 de setembro de 2006

Olhão.comA partir de sexta-feira, 15, a exposição “Não foi dexa vez – Aventuras e desventuras da Seleção na Copa”, do cartunista do Olho Vivo Fausto Bergocce estará no corredor Blockbuster do Internacional Shopping Guarulhos.

Num total de trinta desenhos, Fausto relembra de maneira divertida os acontecimentos que marcaram a desastrosa passagem do Brasil pelo mundial deste ano, na Alemanha.

A empolgação do início é retratada com o ex-técnico Carlos Alberto Parreira surfando sobre o escudo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A seqüência de ilustrações passa pela fatídica distração de Roberto Carlos ao arrumar as meias, e termina com a escolha de Dunga em substituição à “Branca de Neve”, numa menção ao clássico infantil da Disney.

Esta é a primeira exposição individual de Fausto, que desde julho elabora charges para o Jornal Olho Vivo. Com quarenta anos de residência em Guarulhos, o cartunista iniciou carreira no extinto Guaru News, hoje Folha Metropolitana.

Passou pela imprensa da capital, nos jornais Folha de São Paulo e Última Hora, e na TV Cultura, onde produziu charges animadas sobre esporte. De 1979 a 1981, foi chargista do Diário do Grande ABC.  Em 2001, ilustrou as crônicas de Manoel Carlos para o Diário de São Paulo.

Apesar de ter nas charges seu principal ramo de atuação, Fausto diz que prefere ser chamado de cartunista: “Os cartoons me dão a chance de trabalhar o humor pelo humor. Nas charges, há um compromisso maior com fatos e personagens”, diz.

A exposição está montada no corredor Blockbuster e termina no dia 30 de setembro.

O Internacional Shopping Guarulhos fica no quilômetro 230 da rodovia Presidente Dutra, Itapegica.