Notícias

Impostos vão aumentar com atraso na CPMF

Guarulhos, 22 de março de 2002

arteO presidente Fernando Henrique Cardoso discutiu na quinta-feira com seus aliados os reflexos que o atraso na votação da proposta de emenda constitucional que prorroga a cobrança da CPMF terá nas contas públicas. O presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que Fernando Henrique está preocupado e disse que o governo não descarta a hipótese de aumentar um imposto para compensar a perda de arrecadação devido aos meses em que a CPMF não será cobrada. O governo perderá cerca de R$ 400 milhões por semana durante o período em que a CPMF não for cobrada.

Uma alternativa seria aumentar o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. O presidente nacional do PSDB, deputado José Aníbal, conversou nesta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Pedro Malan. Aníbal também confirmou que pode ter aumento de imposto. O tucano criticou os parlamentares, que não permaneceram ontem em plenário para concluir a votação em segundo turno da prorrogação da CPMF.

– Não é possível que por causa de uma hora e meia no plenário os deputados dêem um prejuízo de mais de R$ 2 bilhões ao país – atacou Aníbal.

O líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior, afirmou que idéia do governo é garantir que na próxima semana sejam votadas todas as medidas que vão travar a pauta para garantir, depois da Semana Santa, a votação da proposta sobre CPMF. Após o dia 1º de abril, 17 medidas provisórias vão travar a pauta.

José Augusto Gayoso e Isabela Abdala