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Estratégias de marketing: veja como agir na sua empresa

Guarulhos, 20 de janeiro de 2005

Novo no mundo dos negócios, você ainda está na fase de se familiarizar à realidade de se tornar um empresário. Mais do que contratar um contador para constituir empresa, alugar um espaço, contratar funcionários e abastecer os estoques, existem ações vitais para o sucesso do seu negócio, como o investimento do marketing da sua empresa.

O termo, sem dúvida alguma, é bastante familiar para você. Agir no mercado da forma correta é garantir o seu lugar ao sol. Mas como atingir os objetivos? É claro que não há nenhuma fórmula mágica, mas existem fases onde cabem diferentes estratégias de marketing.

Isto porque, o marketing na empresa não deve receber atenção especial apenas na fase de lançamento de um produto ou serviço. Existem outras etapas, como o crescimento, a maturação e o declínio. Isto mesmo, você deve também estar preparado para enfrentar as adversidades que podem surgir pelo caminho.

Lançamento do produto

Na fase de introdução de um produto, por exemplo, a sua empresa pode optar por estabelecer níveis altos ou baixos para as variáveis de marketing (preço, promoção, distribuição e qualidade).

Exemplo disto é lançar produtos com preços muito elevados, atingindo um público de alto poder aquisitivo para, depois, popularizar o seu preço, estratégia conhecida como desnatamento de mercado. De forma inversa, é possível também lançar um produto com preços bastante acessíveis e garantir maior participação através da penetração de mercado.

Crescimento e amadurecimento

Já no processo de crescimento, você pode sustentar a boa fase da empresa, aumentando o leque de produtos e serviços oferecidos, bem como sua qualidade, entrando em novos segmentos de mercado e ampliando os canais de distribuição, promovendo, quando possível, cortes nos preços etc. Parado é que você não pode (e nem deve!) ficar.

Um estágio mais avançado é o de amadurecimento do produto. Nesta fase, já é possível sentir o nível de aceitação de seus produtos ou serviços para torná-los mais selecionados. Assim, neste momento é hora de se livrar dos produtos mais fracos e se concentrar naqueles que efetivamente trazem maior lucro para o seu negócio.

Entretanto, aqui cabe uma dica importante: produtos antigos podem ter um alto potencial. Portanto, só limpe o “cardápio” da sua empresa se realmente chegar à conclusão de que se trata de um produto fraco.

Antes disto, portanto, você pode tentar novos segmentos de mercado, conquistar consumidores da concorrência, convencer os usuários a utilizarem mais os produtos (ex: usar shampoo mais de uma vez, receitas nos rótulos), melhorar a qualidade, características e aspecto estético, entre outros.

Declínio

Sem dúvida, este é um momento para lá de delicado, ainda mais quando se é novo no mundo corporativo. Existem dois caminhos aqui: reduzir ao máximo a margem de lucro para a manutenção de preços para baixo, na tentativa de manter as vendas; ou vender a marca para outra empresa ou decidir pela sua liquidação.

Como você pôde perceber, embora existam dicas e mais dicas que irão direcioná-lo a fim de minimizar as chances de erro, em toda e qualquer situação, caberá a você tomar as decisões finais em relação ao seu negócio. Respire fundo e esteja preparado para muito trabalho!

Paloma Brito