Notícias

Balanço Setembro – Calendário explica desaceleração

Guarulhos, 05 de outubro de 2007

SCPC aumenta 4% em setembro

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registraram crescimento de 4% em setembro deste ano sobre o mesmo mês de 2006. As consultas ao UseCheque aumentaram 4,4%.
 
Segundo o presidente da ACSP, a desaceleração do ritmo de crescimento das vendas do varejo em São Paulo, em setembro, explica-se por um efeito do calendário. Ele esclarece que setembro apresentou um dia útil a menos do que o mesmo mês do ano passado. “Se considerarmos, no entanto, o movimento até o dia 29, com relação a idêntico período de 2006, constatamos um crescimento de 6,1% nas consultas do crediário e de 7,5% nos cheques, ou seja, um desempenho semelhante ao observado nos meses anteriores”.
 
O presidente da ACSP diz que o menor número de dias úteis também contribuiu para o menor crescimento dos registros entre os meses de setembro de 2006 e de 2007, e a queda em relação ao mês de agosto deste ano. “Tanto os registros recebidos como os cancelados vêm apresentando taxas próximas de incremento, revelando uma certa estabilidade da inadimplência”, analisa.
 
Alencar Burti espera que o movimento do varejo continue crescendo na casa dos 6% no último trimestre do ano e diz que acredita em nova redução da taxa Selic na próxima reunião do Copom, o que beneficiará o desempenho do comércio em 2008.

Para ver a tabela com os indicadores acesse: www.acsp.com.br/institucional/institucional_noticias.html#