Notícias

88% acessam a internet por Banda Lerda

Guarulhos, 26 de novembro de 2001

Nove a cada dez usuários domésticos da internet no Brasil acessam a rede mundial de computadores pela linha telefônica a uma velocidade inferior a 56 Kbps (mil bits por segundo). Apenas 11% dos lares do país têm acesso rápido à web, a chamada banda larga.

A informação é de levantamento do Ibope eRatings realizado em outubro deste ano para como parte de um novo serviço de medição de audiência em banda larga, dados sem-fio e palmtops.


Editoria de Arte/Folha Online

Cerca de 3,3 milhões de residências brasileiras contam com acesso à internet. A forma mais comum de acesso é o modem de 56 Kbps (58% dos lares), que usa a linha telefônica para estabelecer uma conexão com um provedor de acesso e, depois, com a web.

Em seguida aparecem os modems de 28,8 Kbps e 33,6 Kbps “com impressionantes 19,14%. Modems de 14,4 Kbps estão nos lares de 10,98% dos brasileiros. No caso da banda larga, o meio mais difundido é o acesso por cabo, presente em 1,53% dos 3,3 milhões de lares brasileiros com acesso à internet.

Só para comparar, os Estados Unidos tinham 5,2 milhões de lares conectados à internet por banda larga no ano passado, segundo a Jupiter Media Metrix “quase o dobro do número total de residências brasileiras com acesso à web. Na Coréia do Sul, 95% dos internautas nevegam pela rede em alta velocidade.

O levantamento do Ibope eRatings também revelou que 25% dos lares que ainda não contam com acesso à internet planejam instalar uma conexão nos próximos 12 meses. Metade dos domicílios que possuem linha telefônica também possui celular “20% deles com dois ou mais aparelhos por domicílio.

Migração para banda larga

“O conteúdo de banda larga ainda está em desenvolvimento na internet brasileira. Ainda não existe uma oferta atrativa suficiente para justificar o salto de custo”, afirma Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do Ibope eRatings.

“É necessário aliar a velocidade à interatividade nesse tipo de conteúdo. Pagar praticamente R$ 80 a mais por mês para baixar música mais rápido não convence a maioria dos internautas.”

Para Coutinho, também é necessário um maior desenvolvimento de infra-estrutura de banda larga. Mesmo em São Paulo, a maior cidade do país, há bairros inteiros sem acesso a redes telefônicas de alta velocidade (DSL) ou cabo.

O serviço “Telecom e Convergência” do Ibope eRatings, com informações sobre os setores de celulares, palmtops e banda larga, deve estar disponível ao mercado no início do ano que vem. Informações em www.ibope.com.br/eratings.