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Vendas devem garantir fidelidade do cliente

Guarulhos, 19 de dezembro de 2003

ArteCom a proximidade do Natal, os consumidores estão mais motivados a ir às compras e há uma tendência progressiva de melhoria das vendas nos próximos dias, estima a Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Mas preocupar-se apenas com as vendas deste final de ano é uma péssima estratégia para quem se preocupa também com a longevidade do seu negócio, afirma o consultor e coordenador-adjunto do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Luiz Fernando Lucas.

É exatamente nesta época do ano que o empresário do varejo deve se preocupar em fidelizar o cliente. “Se é um período em que as pessoas estão dispostas a visitar a loja e conhecer os produtos, o empresário deve intensificar os pontos fortes e trabalhar para que os pontos fracos não atrapalhem a imagem do negócio”.

É neste momento, que os cuidados com o aspecto visual do estabelecimento, o uniforme dos funcionários, o bom atendimento e a satisfação das necessidades dos consumidores será fundamental para garantir uma imagem positiva da empresa na mente de cada cliente. “Caso contrário, os resultados ficarão apenas nas vendas de curto prazo”.

Lucas atenta também para as empresas que necessitam contratar mão-de-obra terceirizada. As pessoas contratadas devem estar alinhadas à imagem que a empresa tem. É preciso ter cuidado já que muitos estão dispostos apenas a ganhar um “dinheirinho” no Natal e podem comprometer a qualidade do atendimento.

“No caso das pequenas empresas, na impossibilidade de investimentos vultuosos, é preciso cuidar de cada detalhe para gerar um impacto positivo na imagem da marca de seu negócio na mente de cada consumidor”.

Para o consultor, as diversas maneiras de se relacionar com os clientes: desde um simples cartão de visitas, passando pelo mix de produtos até a forma de atender ao telefone. “Armazenar informações sobre os novos clientes é uma das estratégias. Você precisa saber quem é o cliente, onde ele mora e que tipo de produtos deseja. Isso ajuda até mesmo a compor o estoque do próximo ano”.

Para fazer esse cadastro sem ser invasivo, Lucas dá a dica: ofereça um serviço de entrega ou uma agenda de datas importantes, em que o cliente será lembrado pela loja da data importante.

Beth Matias