Notícias

Varejo vendeu 5,9% a mais na primeira quinzena

Guarulhos, 19 de setembro de 2007

O varejo vem mantendo o ritmo observado nos meses anteriores, em torno de 6% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado.

O principal medidor das compras no crediário, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), sinaliza que as vendas a prazo cresceram 5,8%. Já as consultas ao Usecheque, que mostram o ritmo das vendas à vista, aumentaram 6%. Para o economista da ACSP, Emílio Alfieri, os bons resultados decorrem do início das vendas da moda primavera-verão e ainda de alguma liquidação de inverno. “O aumento da venda de celulares e de microcomputadores, que estão cada vez mais baratos e com pagamentos facilitados, também foi destaque”, disse o economista.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, afirmou que apesar da desaceleração no ritmo de queda da taxa básica Selic na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o comércio no quarto trimestre deverá continuar crescendo cerca de 6% sobre o mesmo período de 2006, permitindo ao varejo fechar este ano com resultados satisfatórios.

Inadimplência – Os registros recebidos no cadastro de inadimplentes da ACSP cresceram 6,5%, enquanto os registros cancelados aumentaram 6,9% na primeira quinzena. De acordo com Alfieri, o cenário positivo pode ser reflexo do pagamento da primeira parcela do décimo-terceiro salário aos aposentados, ocorrido no início do mês.

“Muita gente aproveitou o dinheiro extra para pagar dívidas, diminuindo a inadimplência”, disse o economista.
Ele lembrou que na primeira quinzena de agosto, o número de novos inadimplentes no sistema de proteção ao crédito subiu 7,8%, contra um aumento de apenas 3,3% no número de registros cancelados.