Notícias

Vírus pede doação à Cruz Vermelha.

Guarulhos, 29 de outubro de 2001

Um novo vírus de computador chega por e-mail pedindo doações para a Cruz Vermelha norte-americana e tenta roubar números de cartões de crédito.

Segundo o alerta da empresa de segurança Symantec, uma mensagem em circulação na internet acompanha um arquivo executável anexado. Quando acionado, o vírus denominado “Septer.Trojan” entra em ação e exibe uma falsa janela da Cruz Vermelha.

Na janela, há uma mensagem que tenta sensibilizar o internauta a fazer doações em favor das vítimas aos atentados terroristas em Nova York e Washington, além de um formulário com informações como endereço, nome, e cartão de crédito.

“Sua contribuição será usada para suprir as necessidades imediatas e à longo prazo das vítimas, suas famílias e das comunidades afetadas pelos eventos de 11 de setembro”, diz a mensagem.

Segundo a Symantec, quando o internauta preenche o formulário, o vírus salva as informações e envia os dados para um site não-filiado à Cruz Vermelha. Caso tente fechar a janela, aparece a mensagem: “Por favor, preencha seus dados”.

O vírus não afeta o computador, nem se auto-envia para endereços do Outlook, ao contrário do que acontece com algumas pragas que chegam por e-mail. Por isso, o “Septer.Trojan” foi considerado de baixo risco.