Notícias

SP: Um milhão de pessoas estão de olho

Guarulhos, 28 de abril de 2006

A milionésima assinatura será colhida sexta-feira (28), às 14 horas, no Pátio do Colégio

Com a aproximação da data final para a coleta de 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil, as lideranças do movimento De Olho no Imposto coletarão na próxima sexta-feira, 28 de abril, às 14 horas, no Pátio do Colégio, em São Paulo, a assinatura de número um milhão.

A meta é completar 1,5 milhão de assinaturas segunda-feira, 1º de maio, durante a festa que será realizada pela Força Sindical na Praça Campo de Bagatelle, zona norte da capital.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos, todas as assinaturas serão entregues no Congresso Nacional, em data a ser definida. “Nesta sexta-feira chegaremos bem próximos de uma marca histórica e não poderíamos deixar de lembrá-la. É muito importante que todos os brasileiros saibam o quanto pagam de impostos. Somente desta forma teremos uma sociedade mais consciente e exigente em relação aos seus direitos”, disse.
 
O movimento De Olho no Imposto foi iniciado dia 18 de janeiro, em São José do Rio Preto, e até o momento já percorreu 22 cidades, incluindo Curitiba e Salvador. Entre as entidades participantes estão a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), ACSP, Sescon, Força Sindical, OAB, AMB e APM , entre outras.

Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, prevê a participação de 1,5 milhão de pessoas na comemoração do 1º de Maio, deste ano, que começará por volta das 7 horas da manhã, na Praça Campos de Bagatelle. Paulinho, junto com muitas outras entidades presentes, convidará todos os manifestantes a participar do De Olho no Imposto aderindo ao abaixo-assinado.

O objetivo do De Olho no Imposto é criar uma consciencia de “tax payer” (pagador de impostos) no cidadão brasileiro – que sabendo que paga impostos sobre tudo o que consome pode exigir melhores serviços públicos – e regulamentar o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que diz: “a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços”.

Mais informações podem ser obtidas no portal: www.deolhonoimposto.org.br, onde também é possível colaborar com o envio da assinatura em um cadastro virtual.

Em todas as cidades visitadas pela caravana do De Olho no Imposto foram feitas demonstrações com a Calculadora do Imposto, com o Impostômetro e instalado o Feirão do Imposto.