Notícias

Saae inaugura mais um poço artesiano no São João

Guarulhos, 18 de dezembro de 2001

O quarto poço artesiano colocado em operação neste ano pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos será inaugurado neste sábado, dia 22, às 10h30. O poço está localizado na Estrada da Olaria, mas a solenidade de inauguração será na rua Riachuelo, esquina com a rua Juarez Távora, no Jardim São João. Este poço vai somar-se ao que foi inaugurado no dia 24 de novembro, na avenida Candea, 25, para abastecer cerca de 12 mil habitantes da região.

Atualmente, a região do São João é atendida pelo reservatório do Jardim Lenize, em esquema de rodízio de 1 X 3 (um dia com água e três sem). O aumento do volume de água proporcionado pelos dois poços – que juntos vão produzir 50 litros por segundo de água – vai melhorar consideravelmente o abastecimento, acabando definitivamente com o esquema de rodízio.

Outros dois poços já foram inaugurados neste ano, também na avenida Candea. Os poços 1 e 2, colocados em operação nos dias 19 de setembro e 10 de novembro, respectivamente, estão produzindo 40 litros por segundo de água. Cerca de 12 mil habitantes do Haroldo Veloso e de parte da Cidade Seródio estão sendo beneficiados. Anteriormente, a região era atendida por uma derivação de rede do sistema Gopoúva.

Para o início de 2002, o Saae terá colocado outros poços em operação no município, como o da rua Carnaubais, altura do número 95, no Jardim Aeródromo. Com produção de 25 litros por segundo de água, este poço vai reforçar o reservatório situado na região do Lavras (R-2), que distribui água para o Jardim Jade, Jardim Santa Cristina e adjacências. Aproximadamente 14 mil pessoas serão beneficiadas.

Tanque Grande entrou em colapso no ano passado

Atualmente, os setores Lavras, São João e Lenize são atendidos pelo Sistema Produtor Tanque Grande, poços tubulares profundos, Sistema Gopoúva e reforço pelo Sistema Itaquaquecetuba. Estudos dos setores comprovaram que um dos pontos críticos da região é a oferta de água, além da deficiência de reservação e redes primárias.

Para minimizar os efeitos negativos, optou-se pela perfuração de novos poços artesianos, uma vez que o Sistema Produtor Tanque Grande está operando no limite de sua capacidade. No ano passado, a represa do Tanque Grande entrou em colapso e a população viveu um grande problema de abastecimento.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Tanque Grande produz, em média, 110 litros por segundo de água e atende todo o setor São João, que compreende os seguintes bairros: Jardim Fortaleza, Vila Rica, Bondança, Lenize, Princesa, São Geraldo, São João, Cristina, Vila São Carlos, parte do Seródio, Vida Nova, Santos Dumont, Munira, Oliveiras, Bananal, Petrópolis e áreas adjacentes de ocupação irregular. O setor Lavras é atendido por poços tubulares profundos, que abastecem os reservatórios R-1, R-2 e R-3, com reforço pelo sistema adutor Vila Industrial (Sabesp) e compreende os seguintes bairros: Cidade Soberana alta, Lavras, Cidade Soberaninha (R-1 Santa Terezinha, Cristina, Girassol, Santo Expedito, Aeródromo (R-2); e Novo Portugal (R-3).

Com os cinco poços inaugurados vai haver redução da área atendida pelo Sistema Tanque Grande e a garantia de abastecimento permanente. A vazão de água produzida pelos cinco poços (112 litros por segundo) vai ser suficiente para atender a demanda do São João, Haroldo Veloso e Cidade Soberana, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.