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R$ 400 bi atingidos 25 dias mais cedo

Guarulhos, 27 de junho de 2006

A arrecadação tributária brasileira atingiu nesta manhã a marca de R$ 400 bilhões com 25 dias de antecedência em relação ao ano passado. Em 2005, o mesmo montante foi alcançado no dia 22 de julho, segundo os dados do Impostômetro, ferramenta eletrônica que registra, em tempo real, a arrecadação de impostos pela União, estados e municípios desde o primeiro dia de 2006. Isso significa que os cofres públicos estão recebendo 10,16% na comparação com o mesmo dia em 2005, quando R$ 363 bilhões foram arrecadados. A média diária de receita tributária desde o início do ano é de R$ 2,220 bilhões, ante R$ 2,010 bilhões no ano passado.

Diário do ComércioInstalado na fachada do prédio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na região central, o Impostômetro também está disponível no site www.impostometro.com.br . O painel eletrônico foi uma das primeiras ferramentas de conscientização tributária criadas pela ACSP em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), no ano passado. As outras foram a Calculadora do Imposto ( www.calculadoradoimposto.com.br ) e o Feirão do Imposto ( www.feiraodoimposto.com.br ), que mostram a representatividade dos impostos sobre o rendimento do trabalhador, patrimônio e consumo de produtos e serviços.

Movimento – No início deste ano, a ACSP encabeçou, junto com outras entidades de classe, o movimento De Olho no Imposto. Além de conscientizar a população, a campanha, que percorreu várias cidades brasileiras desde o início do ano, teve como meta colher 1,5 milhão de assinaturas para o envio de um projeto de lei popular que torne obrigatório discriminar, na nota ou cupom fiscal, o percentual de tributos incidentes nos produtos e serviços, conforme previsto no artigo 150, parágrafo 5º da Constituição Federal.

Balanço – Após o encerramento da campanha, o saldo foi de R$ 1,564 milhão de assinaturas. As listas com as adesões foram enviadas ao Senado Federal no dia 31 de maio. Embora finalizada a campanha, as pessoas continuam mandando as assinaturas para a ACSP e acessando o site www.deolhonoimposto.com.br . Desde o início deste mês, já foram cerca de 25 mil visitas, ante quase 32 mil em maio. Cópias para assinatura também continuam sendo baixadas pela internet. Em maio, foram 11 mil e, em junho, quase 8 mil. “Isso mostra que as pessoas se sensibilizaram com a questão”, afirmou o diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial, Marcel Solimeo.