Notícias

Projeto Pães, Doces, Massas & Companhia

Guarulhos, 12 de março de 2004

Divulgação
O Instituto Diet – Direito, Integração, Educação & Terapêutica em Saúde e Cidadania colocará em prática, a partir do mês de março, o Projeto Pães, Doces, Massas & Companhia. Com duração de 11 meses, o projeto visa capacitar portadores de HIV/Aids e usuários de drogas (Uds) para a instalação de microempresa familiar nos ramos de panificação para a geração de renda e melhor qualidade de vida, sem custo aos participantes. A prioridade é preparar pessoas residentes no município de Guarulhos, em tratamento médico, no caso de soropositivos, e em abstinência, no caso de Uds, que possuem dependentes ou dependem de familiares sem fonte de renda mínima para o sustento.

Como a realização do projeto depende de uma estrutura básica, o Instituto pede apoio às empresas que queiram ser parceiras, e que possam doar os utensílios para montar a cozinha como fornos, assadeiras, liquidificadores, produtos alimentícios, entre outros. “A realização do projeto, que já conta com cerca de 30 inscritos, também depende da doação de móveis para condicionar alimentos e materiais pedagógicos. O papel da empresa do setor privado é entrar com a responsabilidade social para diminuir a exclusão e o desemprego”, diz Marisa Pulsone, coordenadora do Projeto. O projeto será desenvolvido na nova sede do Instituto Diet, na avenida Emílio Ribas, 1.928, Gopoúva, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h (horário sujeito à alteração).

Conteúdo – Cursos básicos de gestão empresarial; aulas práticas para a confecção de pães, doces, salgados e massas; visitas a empresas do setor de alimentação; oficinas lúdicas para a confecção de embalagens e materiais de divulgação de produtos, aconselhamento para a adesão ao tratamento médico entre outras; dinâmicas de grupo voltadas para o resgate de auto-estima, melhor convívio familiar, cidadania, ética entre outros temas; atividades culturais internas e externas e, nos últimos três meses (ou-tubro e dezembro), trabalho de campo (vendas), com a supervisão e apoio do Diet.

Fundamento do projeto – O município de Guarulhos tem cerca de 1,2 milhão de habitantes. O número de pessoas com deficiência orgânica (vírus HIV e doentes de Aids) em tratamento no ambulatório Walter Belda (no Complexo Hospitalar Padre Bento) é de cerca de 1.800. O Instituto Diet possui um cadastro de 2.940 portadores de HIV e doentes de Aids. A falta de emprego e o preconceito são fatores que colaboram para o aumento da miséria e exclusão social dessas pessoas. Através do Projeto Pães, Doces, Massas & Companhia, o Instituto Diet pretende contribuir para minimizar o flagelo social, garantir a sustentabilidade das famílias e melhoria da qualidade de vida da população alvo.

Informações – Sobre o Instituto Diet com o coordenador geral, Ubiratan Marcelino dos Santos. Sobre o Projeto, com Marisa Pulsone pelo telefone 6464-0976.