Notícias

Programa quer fortalecer comércio e prestadores

Guarulhos, 29 de maio de 2008

Foi lançado oficialmente ontem, no auditório Baeta Neves, na UNIFIG, o programa “Empresa Mais – Forte, Competitiva e Completa!”. O projeto, desenvolvido em parceria pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e o Sebrae-SP, é ousado e visa oferecer um conjunto de ações que propiciem a competitividade do comércio varejista e das empresas prestadoras de serviços de Guarulhos.


Empreendedores prestigiaram o evento

O programa pretende melhorar a gestão e a fidelização da carteira de clientes dos participantes, como, também, aprimorar e desenvolver a administração, as estratégias de vendas, o aumento da lucratividade e promover criação de grupos setoriais.

Quem integrar o “Empresa Mais” vai dispor de importantes benefícios, tais como: a realização de um diagnóstico operacional que proporcionará a avaliação operacional da loja e na elaboração de um plano de ação – marketing, vendas e finanças -,  além de uma pesquisa de comportamento de compra do consumidor guarulhense e de consultoria empresarial.

O presidente da ACE, Wilson Lourenço, aproveitou o encontro para relatar a insatisfação de um consumidor guarulhense. Segundo Lourenço, a entidade recebeu, por meio de seu canal de comunicação com os associados, uma reclamação do atendimento de alguns atendentes de lojas da cidade. Para ele, o problema pode ser resolvido através do programa.  “Precisamos capacitar os comerciantes associados, bem como seus colaboradores, e o projeto vêm ajudar a corrigir estes erros, mas, principalmente, o  “Empresa Mais” chega para fortalecer o comércio de nossa cidade, mostrando aos consumidores que é possível encontrar os mesmo produtos vendidos no comércio da capital, em Guarulhos”, disse.

O gerente do escritório regional do Sebrae-SP, Evandro Saturi, disse aos empreendedores que as entidades querem trazer propostas e soluções que façam a diferença no setor. “As entidades estão defendendo o nome de Guarulhos, mas não podemos fazer tudo sozinhos, por isso dependemos da ajuda de todos”, ressaltou.

O programa “Empresa Mais” foi apresentado pelo superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, e pela consultora do Sebrae-SP, Mônica Sartori.

O programa, que precisa da participação de 70 empresas, conseguiu, somente no primeiro dia, a adesão de 43 empreendedores, que saíram do encontro com a programação do Empresa Mais.  Um novo encontro foi agendado para o dia 10 de junho. Mais informações sobre o projeto “Empresa Mais” pelos telefones: 2137-9304 ou 6440-1009.

Palestra mostra as tendências do setor varejista – Num tom divertido, que levou os convidados ao riso, o consultor especializado em varejo, Maurício Morgado, ministrou no lançamento do “Empresa Mais” a palestra “Tendências de Varejo – Impactos no ponto de venda” – primeira ação do programa. Morgado mostrou as 14 tendências do comércio varejista no mundo.


Maurício Morgado falou das 14 tendências do varejo

De acordo com Morgado, o consumidor brasileiro passa por um processo de envelhecimento, o que o torna mais exigente e informado. Neste novo cenário, a figura da mulher é cada vez mais forte. As tendências do setor varejista (veja no quadro abaixo) visam sintonizar os empreendedores a estes novos conceitos. “O varejista que não oferecer: qualidade, preço, variedade, conveniência e valor justo, pode se considerar fora do mercado. É preciso se preparar para a concorrência, absorvendo os novos conceitos, de olho no desenvolvimento do seu negócio, principalmente, o microempreendedor”, falou.

Confira as 14 tendências do setor varejista:

1 – Preocupação com a saúde
2 – Envelhecimento da população
3 – Meu hobby
4 – Busca da conveniência
5 – Presença brasileira
6 – Lojas de fábrica
7 – Auto-serviço
8 – Foco no preço
9 – Reconhecimento do mercado de baixa renda
10 – Varejo multicanal
11 – Mega moda
12 – Mega luxo
13 – Hiper-segmentação
14 – Experiência de compra