Notícias

Programa do Unicef começa a ser implantado em Guarulhos

Guarulhos, 13 de maio de 2006

Viva Guarulhos

Aula inicial de formação do grupo de reeditores do Programa Família Brasileira Fortalecida do Unicef

Agindo em conjunto, Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, Secretaria Municipal da Saúde, Pastoral da Criança, Instituto Criança Cidadã, Viva Guarulhos e seus associados, irão reduzir a mortalidade infantil no município.
 
A afirmativa é tão real quanto o empenho das entidades em iniciar um projeto inédito, fruto de uma parceria que envolve políticas públicas, iniciativa privada e terceiro setor.
 
A Viva Guarulhos, uma entidade formada por empresas que têm uma ligação efetiva e afetiva com o município, vem mobilizando desde o início do ano passado, seus associados, autoridades do governo municipal, organizações não Governamentais que atuam em trabalhos congêneres, para desenvolver um planejamento estratégico dentro do Pilar Saúde, com o propósito de unir esforços para redução da mortalidade infantil no município.
 
Em encontros com diversos parceiros, identificou-se uma metodologia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef: o Programa Família Brasileira Fortalecida que, por consenso  entre o grupo temático formado por associadas da Viva Guarulhos e Prefeitura, foi o escolhido.
 
Este programa foi desenvolvido com o propósito de contribuir para a diminuição da mortalidade materna e infantil, além de melhorar a qualidade de vida das crianças por meio de novos conhecimentos científicos.
 
Trata-se de um kit com cinco álbuns que explicam os cuidados necessários para as crianças desde a gestação até os 6 anos de idade, período de vida determinante para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. O kit traz mensagens simples, mas essenciais. Fala, por exemplo, que durante a gestação, a mulher dever fazer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, serviço ao qual toda mãe tem direito gratuitamente, embora muitas delas não saibam. Incentiva o pai a ser participativo na gestação, no parto e em toda a educação da criança. Mostra a importância da vitamina A na prevenção de doenças de pele e deficiência visual. Conta como e por que as crianças devem ser estimuladas desde os primeiros dias de vida para melhorar seu desenvolvimento.
 
Para a aplicação desse conhecimento, um grupo formado por  agentes de saúde do município, médicos, enfermeiros, membros da Pastoral da Criança e do Instituto Criança Cidadã, bem como representantes da Viva Guarulhos, dentre eles a coordenadora do Pilar Saúde, Silvana Scarpino, foi capacitado no início do ano.
 
Após isso, estabeleceu-se um cronograma de oficinas para a qualificação dos reeditores em Competências Familiares – Unicef, pessoas que agirão diretamente na comunidade, passando o conteúdo da cartilha de acordo com a necessidade de cada família, colhida no momento da pesquisa sobre competências familiares.
 
O primeiro distrito escolhido foi o Cabuçu, cuja primeira turma de qualificação de reeditores se iniciou dia 24 de abril. Nesta primeira etapa serão qualificados cerca de 270 reeditores, todos funcionários das Unidades Básicas de Saúde, participantes do Programa Saúde da Família e membros da Pastoral da Criança. A partir do dia 8 de maio, estas oficinas acontecerão no Jd. São João, segundo distrito escolhido.
 
Ao término deste treinamento, os agentes reeditores estarão aptos a aplicar em campo a pesquisa para a linha de base nas regiões-alvo, ao mesmo tempo em que orientam os moradores, passando-lhes os temas constantes na cartilha.
 
Projetos-piloto – Em Guarulhos, segundo levantamento feito pela SIM/DTPE, os distritos Pimentas, Cumbica, Bonsucesso, Taboão, São João e Cabuçu apresentam indicadores de mortalidade elevados. A média do município é de 16,13 mortes a cada 1000 nascidos vivos. A região do  Cabuçu tem uma marca de 22 mortes por 1000 NV. Além disso, 60% da região é coberta pelo Programa Saúde da Família. Já o São João conta melhor infra-estrutura e mais parcerias para a implantação como é o caso do Instituto Criança Cidadã.
 
Com a aplicação deste programa, as entidades estimam reduzir o índice de mortalidade infantil em 3% ao ano, até o ano de 2015.
 
A Viva Guarulhos, com esta atuação, firma-se definitivamente como elemento catalisador da promoção da Saúde no município e conta com o apoio de Unimed Guarulhos, Bardella, Farmácia Fórmula Vida e CEPAC, dentre outros associados.
 
Parceiros nesta Ação – Viva Guarulhos, Prefeitura Municipal de Guarulhos (Secretaria da Saúde), Institudo Criança Cidadã, Pastoral da Criança, Unicef.