Notícias

Proerd, da Polícia Militar, forma 2.200 alunos de escolas estaduais

Guarulhos, 09 de maio de 2008

O Proerd, programa de educação preventiva ao uso de drogas, formou 2.200 crianças em Guarulhos. Durante o evento que ocorreu na escola municipal Praça Estrela Pastor Sebastião Luiz da Fonseca, em Cidade Soberana, além da entrega dos diplomas, houve a

Na opinião da capitão feminino Márcia Ezivania Maciel do 31º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, o objetivo do programa é realizar um trabalho preventivo para que as crianças saibam se posicionar sobre uma possível abordagem dos traficantes. “Queremos que as crianças estejam livres da violência e consigam se manter íntegras sem o uso de drogas, por isso temos também um trabalho de monitoramento. Já que nessa idade entre 9 e 12 anos as crianças ainda não tem esse contato direto com o traficante. Queremos prepará-lo para que ele saiba como reagir quando chegar esse momento”, explicou.

A dona de casa Maria Socorro da Matta, 38, disse que sentiu uma diferença significativa no comportamento do filho. “Eu gostei muito do programa, além disso, é bonito ver que a escola está fazendo o bem para a criança e a comunidade. Meu filho ficou mais calmo e compreensivo”, revelou.

O pequeno Douglas Junior da Matta, 9, contou que aprendeu muita coisa durante as exposições que acontecem no período de aula. “Eu achei muito legal, aprendi a dizer não às drogas, bebidas alcoólicas e ao cigarro”, contou.

Fernanda Mariana dos Santos Horácio, 10, disse que através da conscientização do programa ajudou a mãe a largar o vício do cigarro. “Foi por causa do programa que eu aprendi sobre as drogas e acabei ajudando a minha mãe a largar do vício.”

A professora Rosa Seiça Spina, atua junto com o programa desde 1999, na escola estadual Pastor e Vereador Antonio Grotkowsky, no jardim Fortaleza. “Eu tenho um aluno que tem problema com drogas e percebo que ele sempre procura participar das atividades, não falta mais tanto às aulas. Isso faz com que o relacionamento dele com a escola se fortaleça, já que a cartilha também leva auxilia no direcionamento do aluno”, explicou.