Notícias

Pouco tempo de tolerância gera reclamações contra a Zona Azul

Guarulhos, 03 de março de 2010

Comerciantes e populares reclamam dos problemas causados pela instalação de Zona Azul na avenida Paulo Faccini por parte da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT). A medida colabora para o aumento da arrecadação no município com os parquímetros, venda de cartões de Zona Azul e as multas para quem estaciona irregularmente.

De acordo com o comerciante João Batista Gonçalves há duas semanas a avenida está com Zona Azul. Ele declarou que a principal reclamação dos clientes é a falta de um período mínimo de carência para o estacionamento. “Às vezes a pessoa para só para pedir uma informação e quando percebe já levou multa. Ninguém avisou a mudança na via.” Ele enfatiza que a Prefeitura de Guarulhos não se preocupa com a orientação dos motoristas. “Só pensam na indústria da multa. Já vi guarda escondido na rua Tabajara para multar as pessoas.”

O comerciante Licínio Conceição Coelho defende que já existe Zona Azul no Centro da cidade e que o mesmo não deveria ser instalado na Paulo Faccini. “Daqui a um tempo vamos ter que colocar o carro no telhado.” Ele afirma que teve que adquirir um espaço em outra rua para destinar ao estacionamento para os fregueses. “Eles reclamam que param e são multados. Não se pode parar em lugar algum.”

Para o sindicalista Castorino Soares a principal dificuldade é encontrar agentes de Zona Azul para adquirir os cartões. “Estou aqui e não encontro ninguém para comprar o ticket. Não estou com moeda para colocar no parquímetro. Se entro na padaria, levo multa. Isso não é justo”, desabafa.

O Guarulhos Hoje questionou a STT se é possível colocar um tempo mínimo de carência para as pessoas que estacionam na Paulo Faccini não precisarem pagar Zona Azul e que medidas podem ser tomadas para evitar os períodos em que não há agentes de trânsito para vender os cartões quando os motoristas não possuem moedas para colocar nos parquímetros, entretanto, não houve retorno para essas questões até o fechamento desta edição.