Notícias

Parente diz que não haverá apagões até final de setembro

Guarulhos, 27 de agosto de 2001

Folha Online Apesar da redução da economia de energia, o nível de segurança dos reservatórios continua subindo.

O “ministro do apagão”, Pedro Parente, disse hoje, em São Paulo, que “não haverá apagões” nas regiões Sudeste e Centro-Oeste até o final de setembro.

Ao ser questionado sobre as declarações do presidente Fernando Henrique Cardoso à revista alemã “Der Spiegel”, de que não haverá apagões até o final do ano, Parente disse que a informação do presidente “está correta” e que não há contradição entre as duas previsões.

“Eu nunca disse que haveria apagão após setembro. Portanto, não existe contradição”, disse o ministro. “Quem sou eu para não confirmar o que disse o presidente”, acrescentou.

Segundo o ministro, os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão 2,83 pontos percentuais acima da previsão para este período.

Já no Nordeste, essa diferença é de 0,9 pontos percentuais.

A economia de energia nos últimos dias caiu de, aproximadamente, 25% para 20% no Sudeste e Centro-Oeste, e de 23% para 19,4% no Nordeste.

“Há uma redução na economia de energia que vem ocorrendo de semana a semana, mas os números continuam em torno de 20%”, disse Parente.

O ministro voltou a afirmar que esses resultados afastam cada vez mais a possibilidade da ocorrência de apagões neste ano, já concordando com a afirmação de FHC è revista alemã.

Ele também afirmou que a chuva dos últimos dias deve ajudar a colocar mais “combustível” no sistema elétrico.

Parente participa hoje de um seminário sobre energia em São Paulo.