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Parceria da ACSP abre caminho para o cadastro positivo

Guarulhos, 23 de outubro de 2007

Uma parceria internacional formalizada ontem entre a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a norte-americana FairIsaac, presente em mais de 80 países, permitirá que as pequenas e médias empresas – e não apenas as grandes – tenham acesso a uma das mais modernas ferramentas de análise de crédito já utilizadas no Brasil. Trata-se do SCPC/Global FICOTM Score, uma tecnologia de avaliação de risco capaz de ser acessada por empresas de todos os tamanhos e diferentes atividades, a um custo menor.

O SCPC/Global FICOTM Score segue o padrão americano para avaliar o perfil de risco do tomador de crédito a partir de uma escala de pontos que vai de 300 a 850 – quanto mais alto for, melhor será o score do cliente. Ao introduzir no mercado brasileiro o conceito de “consumidor positivo”, o novo produto prepara o caminho para o cadastro positivo, ainda não aprovado pelo Congresso Nacional, mas que respeita integralmente a atual legislação para o setor.

“Essa é uma parceria que veio para ficar”, disse Alencar Burti, presidente da ACSP. Ele prosseguiu: “Estamos implementando uma conjugação de esforços e experiências para dar aos nossos clientes um serviço cada vez melhor, mais confiável e mais ágil.” Para Burti, o SCPC/Global FICOTM Score vai ampliar rapidamente a oferta de crédito no Brasil e ajudar a reduzir as taxas de juros ao consumidor porque “vai diminuir o spread, que é o risco embutido no juro”, esclareceu.

Parceria estratégica – Hélcio de Souza Beninatto, diretor executivo da FairIsaac para a América Latina, acrescentou que a parceria faz parte de uma estratégia global da empresa. “E ela não pára por aqui, pois pretendemos desenvolver muitos outros serviços em conjunto”, adiantou.

Para o vice-presidente da empresa, Robert Duque-Ribeiro, a união entre a experiência e o banco de três bilhões de dados da ACSP com a tecnologia de modelos de score da FairIsaac poderá ajudar a quadruplicar, em três anos, a oferta de crédito no País.

Um dado relevante do novo produto, disponível para os associados da ACSP, é que, além de ter um custo acessível, leva em conta vários hábitos do consumidor que determina o score. A ferramenta não examina o cliente apenas como inadimplente.

“Os lojistas, por exemplo, venderão mais porque, com uma avaliação de risco melhor em mãos, poderão cobrar juros menores”, exemplificou Marcio Aranha, superintendente geral da ACSP. Qualquer empresa regularmente constituída pode se associar à ACSP e desfrutar desse e de todos os outros os serviços prestados pela entidade.

Sob medida –
Segundo Roseli Garcia, superintendente de Produtos e Serviços da ACSP, além de ser uma solução customizada para os clientes, o SCPC/Global FICOTM Score garante sigilo total sobre todas as informações originadas de um consumidor. Elas não serão compartilhadas com qualquer outra empresa.

Segundo ela, o novo produto também permitirá que a oferta de crédito “flua mais rápidamente” para as empresas de varejo, instituições financeiras e bancos em geral. “Nosso trabalho vai estimular a recuperação das dívidas, um fator fundamental para encorajar novos negócios”, afirmou. O objetivo da parceria é tornar o crédito acessível a 100 milhões de pessoas.