Notícias

Obras de corredor de ônibus começam no segundo semestre em Guarulhos

Guarulhos, 13 de janeiro de 2009

O presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), José Ignácio Sequeira de Almeida, afirmou ao Guarulhos Hoje, no final da tarde de ontem, que as obras do corredor Guarulhos-São Paulo devem ter início no segundo semestre deste ano, mais precisamente em novembro. A informação foi dada após o Consórcio Projeto Corredor Guarulhos ter sido homologado oficialmente pela EMTU, no Diário Oficial do Estado do último sábado, 10, para elaborar o projeto funcional do corredor de ônibus Guarulhos-São Paulo.

De acordo com Sequeira de Almeida, nessa fase serão quatro etapas e depois um detalhamento executivo. A 1ª será a consolidação do projeto funcional; a 2ª será de levantamentos preliminares, ou seja, tudo que envolve o Plano Diretor do Município. A 3ª refere-se a cadastramento de propriedades para a desapropriação. A 4ª diz respieto diretamente às desapropriações. Após isso será feito o projeto de detalhamento executivo.

“Eles devem estar prontos até julho deste ano. Depois desse processo, abriremos licitação para a empresa que será responsável pela execução das obras. Isso deve demorar três meses. Em novembro as obras devem ter início”, acrescentou o presidente.

Sequeira de Almeida ressaltou que as desapropriações serão mínimas. “Não se faz omelete sem quebrar um ovo. Mas a população de Guarulhos não precisa ficar assustada. O traçado passa por um trecho sem necessidade de haver grandes desapropriações. O corredor será exclusivo, segregado. Só ônibus circularam por ele. Porém, está prevista a implantação de uma ciclovia”, comentou.

Os projetos fazem parte do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, que por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, investirá R$ 19 bilhões no setor.

Futuramente, em uma outra etapa sem data definida para acontecer, está prevista a construção de um corredor ligando o bairro do Cecap ao bairro de São Mateus, por intermédio da avenida Jacu-Pêssego.

Licitação – No último dia 14 de novembro o consórcio apresentou menor proposta, conforme matéria veiculada pelo Guarulhos Hoje. O consórcio desenvolverá o projeto dos três trechos do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo e os projetos básico e executivo para o primeiro trecho (Taboão Tucuruvi), que devem ter início neste semestre.

A quantia proposta foi de R$ 5.080.000,00. Mesmo tendo apresentado valor menor, o consórcio ainda não podia ser considerado o vencedor, já que teriam de ser avaliadas outras questões. O Consórcio Transporte Metropolitano apresentou o segundo menor valor. A diferença foi inferior a R$ 1.000,00. Para ser publicado no DO as propostas de preços foram analisadas pela comissão especial julgadora da EMTU.

Depois da conclusão desta etapa, será aberta licitação de concorrência visando à contratação da empresa que desenvolverá a construção dos três trechos (1º: Taboão a Tucuruvi; 2º: Taboão a São João; 3º: Vila Endres a Penha) do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo e os projetos básico e executivo para os trechos.

Cidade será interligada às zonas Norte e Leste –
A concepção desse Corredor Metropolitano, que terá 34 km de extensão, privilegia a via totalmente exclusiva para ônibus (sem interferência do tráfego geral). Hoje as linhas metropolitanas de ônibus da região transportam cerca de 6,2 milhões de passageiros/mês.

O Corredor atenderá principalmente o município de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, com mais de um milhão de habitantes e que, atualmente, não conta com sistema estruturado de transporte.

O Corredor foi dividido em três trechos: Trecho 1: Taboão (Guarulhos) a Tucuruvi (São Paulo), de 22,5 km de extensão; Trecho 2: Taboão a São João (Guarulhos), de 5,3 km; Trecho 3: Vila Endres (Guarulhos) a Penha (São Paulo), de 6,5 km. Os estudos iniciais indicaram o transporte diário de 140 mil passageiros.

No entanto, este número será revisto nas avaliações que serão feitas pela empresa que vencer a concorrência pública. As obras do trecho prioritário, que devem começar no segundo semestre deste ano, representam um investimento de aproximadamente R$ 325 milhões até 2010.