Notícias

Número de vagas de trabalho em Guarulhos é recorde no semestre

Guarulhos, 25 de julho de 2007

Recentemente, o Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, anunciou que a criação de emprego com carteira assinada no país, no primeiro semestre de 2007, atingiu um recorde. O saldo de contratação superou em mais de 1 milhão ( 1.095.503) o número de demissão

O mesmo fenômeno se repetiu em Guarulhos. A cidade também atingiu números recordistas nesse semestre. O saldo de contratação no município foi de 7.295 empregos formais. Para se ter uma idéia comparativa, o primeiro semestre de 2004 – que até o momento era considerado um dos mais positivos para o mercado de trabalho da cidade – fechou o período com 6.727 novas vagas.

Vale ressaltar que os setores que mais empregaram em Guarulhos foram: indústria de transformação, com um saldo de 3.023 vagas, seguido pelo setor de serviços, com a criação de 1.792 empregos, e do comércio, com 1.403 novas contratações.

De acordo com a secretária de Relações do Trabalho, Maria Helena Gonçalves, os principais motivos para este recorde são: a situação privilegiada da cidade com seu parque industrial diversificado, sua logística estratégica (o município tem a Dutra como uma avenida para distribuir seus produtos para boa parte do Brasil) e a proximidade como o maior centro consumidor da América Latina, a cidade de São Paulo.

Além disso, acrescenta a Maria Helena, o clima nacional de crescimento também começa a se refletir na economia da cidade. Essa tendência de crescimento vem se mantendo nos últimos anos com a criação, em média, de 15 mil novos empregos por ano.