Notícias

Inadimplente está otimista sobre a quitação de débitos

Guarulhos, 04 de dezembro de 2002

Consumidores inadimplentes estão otimistas com relação à própria situação financeira e com o futuro da economia do país. A constatação é resultado de levantamento realizado no início de dezembro pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Mais de 450 pessoas, que procuraram o balcão do Centro de Atendimento ao Consumidor da ACSP, foram ouvidas.

Entre os pesquisados, apesar de inadimplentes, 69% acreditam que a situação econômica do Brasil será mais favorável em 2003 e 87%, que sua própria posição financeira deverá ser melhor. Do universo pesquisado, 64% afirmaram que pretendem quitar ou renegociar seus débitos em atraso, dos quais 54% esperam fazê-lo antes do Natal, enquanto que 18% esperam poder fazer a renegociação nos próximos três meses.

Quanto à origem dos recursos a ser utilizado, o salário será o meio de 47% dos entrevistados e, para 21%, será usado o 13º salário. Dentre os que pretendem fazer compras para o Natal, 47% manifestaram a intenção de usar os recursos do salário e 26%, do 13º salário, enquanto apenas 4% disseram que pretendem fazer compras pelo crediário.