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Hoje, Melhor do Que Ontem

Guarulhos, 17 de maio de 2010

Para permanecer no mercado é preciso estar atento às oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las. Mas, como identificá-las?

Uma ideia somente é uma oportunidade quando o que é proposto satisfaz alguma necessidade insatisfeita ou mal satisfeita do mercado comprador. Em outras palavras, quando existe clientes potenciais.

Uma empresa somente permanece no mercado se no decorrer do tempo aproveita as oportunidades que se apresentam. Fazer isso requer um comportamento empreendedor, atento ao que está acontecendo no ambiente . Na prática isso significa circular dentro e principalmente fora da empresa, procurando falar com clientes, colaboradores, fornecedores e concorrentes. Marcar presença em feiras, exposições e eventos relacionados com o seu setor de negócios, ler revistas e jornais do seu segmento, participar de reuniões e encontros em associações e sindicatos, buscando compreender as tendências de mercado e os impactos  dos fatores econômicos, políticos e sociais. Essa postura se desenvolve com o tempo e ajuda o empreendedor a ter muitas idéias para agregar valor ao seu negócio.

É muito pouco provável obter lucros comercializando produtos ou serviços sem atratividade. Se a empresa se destaca das demais concorrentes, tem grande chance de ganhar a preferência dos clientes na hora da decisão de compra, mesmo que esteja praticando preços superiores.  

O que fazer para minimizar o risco do novo e do desconhecido?

Realizar uma pesquisa de mercado junto aos clientes potenciais, mesmo que em pequena escala, procurando entender seus hábitos e preferências serve para testar a aceitação de novos produtos, serviços e idéias, possibilitando fazer  os ajustes necessários que diminuirão os  riscos e aumentarão a probabilidade das idéias darem certo.

Para ser competitivo, perceber as oportunidades não é suficiente, também é preciso eficiência no planejamento, acompanhamento e controle da implantação.

De uma forma simplificada, planejar significa responder: o que será feito; porque será feito; quem fará; quando será feito; como será feito, quanto irá custar.

Já o acompanhamento e o controle requerem o registro das informações que permite a comparação do planejado com o que foi executado, para que decisões sejam  tomadas  em relação à continuidade das ações.

Agora, mãos à obra, o que sua empresa poderia  fazer e não está fazendo, capaz de gerar uma tremenda alteração para melhor, se feito de maneira constante?

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento – E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.