Notícias

Guga cede um set, mas vence tcheco e avança nos EUA

Guarulhos, 29 de agosto de 2001

Último Segundo - IGGuga perdeu um set, mas derrotou nesta quarta-feira o tcheco Daniel Vacek em sua estréia no Aberto dos EUA e se classificou para a segunda rodada.

Vacek, 30, número 761 do ranking de entradas da ATP, ofereceu pouca resistência ao brasileiro nos dois primeiros sets, mas cresceu no terceiro e exigiu de Guga um jogo mais consistente.

O brasileiro acabou vencendo por 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 6-4, 3-6 e 7-5, mas chegou a se irritar com seus próprios erros, fazendo caretas e cobrindo o rosto com a raquete no quarto set.

O tcheco, que teve sua temporada atrapalhada por uma série de contusões, já chegou a ser o número 26 do mundo e o terceiro do ranking mundial de duplas.

Na segunda rodada, Guga, que lidera tanto o ranking de entradas da ATP quanto a Corrida dos Campeões (que leva em consideração apenas os resultados deste ano), vai enfrentar o vencedor da partida entre o espanhol Alberto Martin e o dinamarquês Kristian Pless -jogo que ocorre ainda nesta quarta-feira.

O jogo

Logo no primeiro game, Guga conseguiu a quebra de saque sobre Vacek. Em seguida, o brasileiro confirmou seu serviço para abrir 2-0.

Vacek, então, resolveu mudar sua estratégia e, sempre que conseguia, subia à rede para pressionar o brasileiro e tentar ganhar os pontos com voleios.

A nova tática do tcheco deu certo no restante do primeiro set nos games em que tinha o serviço. Quando Guga sacava (e o fazia bem), Vacek não tinha chances. Regular, o brasileiro cometia poucos erros quando tinha o saque e não foi pressionado.

Sem outras quebras de serviço, o set terminou com a vitória do brasileiro em

6-4.

No segundo set, logo no primeiro game, em que Vacek sacava, Guga colocou pressão e teve duas chances para quebrar o saque do tcheco, mas não conseguiu.

No game seguinte, o brasileiro errou dois golpes consecutivos e, pela primeira vez, cedeu break points (três) a Vacek. Usando seu saque, o brasileiro ganhou os pontos com facilidade e empatou o segundo set em 1-1.

No terceiro game, Guga voltou a colocar pressão e, contando com dois erros primários de Vacek, quebrou o saque do tcheco para saltar à frente em 2-1.

Daí em diante, como no primeiro set, não houve mais nenhuma quebra de saque, e Guga fechou o segundo set também em 6-4.

No terceiro set, Guga não conseguiu quebrar o saque de Vacek. No quinto game, com o set em 2-2 e o saque de Vacek, o brasileiro desperdiçou dois break points. No game seguinte, foi a vez do tcheco não aproveitar duas oportunidades cedidas por Guga.

Entretanto, no oitavo game, Vacek conseguiu quebrar o serviço de Guga após uma bola na rede do brasileiro. Sacando em seguida, o tcheco marcou 6-3 no terceiro set.

Com a vitória no terceiro set, Vacek ganhou confiança e dificultou as coisas para Guga. O jogo ficou equilibrado, e o brasileiro passou a ter menos chances de quebrar o saque do tcheco.

No quarto set, a primeira oportunidade de Guga ocorreu apenas no oitavo game. Então, o brasileiro desperdiçou quatro chances de derrubar o saque de Vacek, cometendo erros que não costuma. O jogo estava empatado em 4-4.

Quando tudo indicava que a partida iria para o tie-break, Guga quebrou o saque do tcheco no 12º game para fechar o quarto set em 7-5 e o jogo em 3 sets a 1.