Notícias

Guarulhos: recorde de empregos com carteira assinada

Guarulhos, 14 de janeiro de 2008

Os trabalhadores de Guarulhos têm muito o que comemorar. Os últimos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério de Trabalho, apontam um recorde no saldo de criação de empregos formais no município em 2007. Segundo o órgão, até o mês de novembro, 17.060 pessoas foram contratadas com carteira assinada.

O balanço é significativo, pois, em 2004 – que foi considerado o ano mais positivo para o mercado de trabalho da década na cidade -, foram criadas 14.743 novas vagas.

O setor da indústria de transformação foi responsável pelo maior número de admissões, com um saldo de 6.528 vagas, seguido pela área de serviços (4.257) e pelo comércio (3.753).

Esse quadro reitera a vocação da cidade neste segmento, uma vez que dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma ascensão de Guarulhos no ranking nacional do PIB/Industrial. O município, que era o 9º colocado do setor, hoje ocupa a 5ª posição em todo o país.

De acordo com a Secretaria de Relações do Trabalho, os principais motivos para o recorde de contratação ocorrido no município são a situação econômica favorável pelo qual atravessa o país, o parque industrial  amplo e diversificado da cidade, os investimentos da Prefeitura na melhoria da infra-estrutura necessária para respaldar as empresas, além de incentivos fiscais e programas de profissionalização.

O setor de serviços também tem se destacado bastante ultimamente, sobretudo na área de transporte. Conseqüentemente, este processo aqueceu o comércio varejista, que atende consumidores internos, e o atacadista, alcançando os compradores externos. Em 2007, alguns centros de distribuição se instalaram na cidade, gerando ainda mais empregos para a população guarulhense.