Notícias

Guarulhos recebe o “De Olho no Imposto”

Guarulhos, 13 de fevereiro de 2006

Em todo o estado de São Paulo serão coletadas mais de 1 milhão de assinaturas em apoio ao projeto de lei para regulamentar o artigo da Constituição Federal que determina a discriminação dos impostos

ACE

O presidente da FACESP, Guilherme Afif Domingos, será o palestrante

Com o objetivo de conscientizar a população e regulamentar o parágrafo 5° do artigo 150 da Constituição Federal, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e as entidades que participaram da Frente Brasileira Contra a MP 232 iniciam dia 17 de fevereiro, às 10h, no auditório F da Universidade Guarulhos (UnG), a mais recente ação do movimento “De Olho no Imposto” com a palestra do presidente da FACESP, Guilherme Afif Domingos.

Denominada “Eu quero saber. Eu tenho esse direito”, a ação pretende colher 1,2 milhão de assinaturas em todo o estado. O artigo constitucional que deve ser regulamentado diz que “a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre  mercadorias e serviços”.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Decio Pompêo Junior; do vice-presidente da Regional Administrativa 3 da Facesp, Anunciato Thomeo Sobrinho; do presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos, bem como dos representantes das 18 entidades envolvidas no evento na cidade e das 11 cidades que compõem a Região Administrativa 3 da Facesp (Guarulhos, Arujá, Birita Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Santa Izabel e Mairiporã).

ACE

A ACE-Guarulhos propôs a unificação das ações

O Movimento já conta com a adesão de entidades de representação estadual como OAB/SP, FACESP, SESCON/SP , CIESP, AMB e Força Sindical  entre outras,   através de importantes lideranças como o presidente Guilherme Afif Domingos (FACESP/ACSP); Luiz Flávio Borges D'Urso (OAB/SP); Antonio Marangon (presidente do SESCON/SP) e Claudio Vaz (presidente do CIESP).

Para o presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos, é necessário conscientizar a população que todos pagam muito imposto e acabar com a cultura de que os serviços públicos são gratuitos no Brasil.

“Nossa intenção é que cada brasileiro, ao comprar um bem ou serviço, saiba o quanto está pagando pelo produto e o quanto vai para o governo. Somente com esta consciência teremos um cidadão que exige saúde, educação e segurança de qualidade”, afirmou.

Diante disso, o presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior solicita o empenho dos representantes de todas as entidades parceiras, pois todos são catalisadores do Movimento.

“É muito bom começar o ano de 2006 com um evento tão grandioso que pretende mudar a consciência do brasileiro em relação à carga tributária. Por isso mesmo peço aos meus amigos representantes de entidades tão importantes para que nos ajudem nesta caminhada. Afinal esse é o nosso papel de cidadão brasileiro”, afirmou.

Já o vice-presidente da Regional Administrativa 3 da Facesp, Anunciato Thomeo Sobrinho acredita que Guarulhos conseguirá muito mais do que 36 mil assinaturas, que é a meta estabelecida para a cidade. Nas 11 cidades que compõem a Regional Administrativa 03 da FACESP a meta é 79 mil.

“Com a vinda do De Olho no Imposto para a cidade, a população guarulhense, que paga muito imposto como qualquer brasileiro, irá se conscientizar e exigirá mais transparência das nossas autoridades. Vamos trabalhar muito para conseguir ultrapassar nossa meta”, disse.

Outras ações – Em todas as cidades por onde o movimento passar, será realizado o Feirão do Imposto (que demonstra o percentual e o valor de impostos embutidos nos preços finais de produtos e serviços) e demonstrados a Calculadora do Imposto (que apresenta o valor dos impostos pagos sobre a renda, o patrimônio e o consumo) e o Impostômetro (um painel eletrônico que mostra o valor pago em impostos pelos brasileiros desde o início do ano).

Em Guarulhos, após a palestra do Afif, essas ações ocorrerão na rua Dom Pedro II, na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, à partir das 12h, próximo ao marco zero da cidade. Nos dias 18 e 19 de fevereiro as ações ocorrerão das 9h às 18h no mesmo local. Todas as informações estão disponíveis na internet, no portal www.deolhonoimposto.org.br .

O custo total do evento, estimado em R$ 10 mil, será rateado entre algumas entidades participantes: ACE-Guarulhos, OAB, ASEC, CIESP, SESCON, grupo Folha Metropolitana e Deputado Estadual Paulo Sérgio (PV). As demais entidades participantes irão colaborar com a parte estrutural do “De Olho no Imposto”. Além das entidades, a concessionária Frei Caneca Guarulhos, Guarumoto, Lopes Supermercados, Unimed Guarulhos e assessorias dos vereadores José Carlos Maruoka e Toninho Raimundo, também colaboram para a realização do evento.

Reuniões que antecederam o evento – Com o objetivo de unificar as ações entre as 11 cidades que compõem a Região Administrativa 3 da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e as 18 entidades guarulhenses envolvidas no evento “De Olho no Imposto”, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), realizou nos meses de janeiro e fevereiro, no auditório da Sub-Secção da OAB-Guarulhos, sob a coordenação do superintendente da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes, duas reuniões que contaram com a participação de todos os presidentes e representantes, bem como seus assessores de imprensa e comunicação.

Na reunião foram definidos os locais, as ações previstas para o evento e a distribuição dos kits, que contém um cartaz, 100 folhetos explicativos e um bloco para arrecadação de assinaturas.

O evento “De Olho no Imposto”, uma iniciativa que faz parte do movimento “Quero mais Brasil”, teve início no dia 17 de janeiro na cidade de São Paulo e percorrerá até o final de fevereiro, 17 cidades paulistas em busca de assinaturas.

O Movimento “Quero mais Brasil” pretende mudar a cara do país por meio da consciência tributária, ou seja, mostrar a cada cidadão que ele paga impostos em todos serviços e produtos que consome e que, por isso mesmo, pode saber o quanto sai do seu bolso e exigir transparência de como esse dinheiro público é usado pelo Estado em áreas como saúde, educação, infra-estrutura e segurança.

Para mobilizar cada cidadão como um protagonista dessa luta, o Movimento busca pelo menos 1,5 milhão de assinaturas em vários estados brasileiros com o objetivo final de tornar obrigatório a discriminação do valor dos impostos pagos sobre bens e serviços nas notas ou cupons fiscais.

A Facesp convocou as 412 Associações Comerciais do estado para em conjunto com as outras entidades locais e nacionais, organizarem a coleta das assinaturas juntas, promovendo eventos em suas cidades.

ACE

Movimento reúne 18 entidades guarulhenses

A ACE-Guarulhos também é a responsável pela distribuição do material jornalístico e publicitário a ser divulgado nas cidades e entidades.

Serviço 

De Olho no Imposto em Guarulhos

Sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2006, a partir das 10h, palestra com Guilherme Afif Domingos no Auditório “F” da Universidade de Guarulhos (UnG)

11h – coletiva de imprensa no mesmo local

12h – Feirão do Imposto na Rua Dom Pedro II, próximo ao marco zero da cidade

Sábado e domingo, dias 18 e 19 de fevereiro, Feirão do Imposto das 9h às 18h.

Confira as 18 entidades de Guarulhos participantes do evento:

ACE-Guarulhos
AGENDE
ASEC
CIEE
CIESP
CONSEG Vila Galvão
CRECI
UNIMESP/FIG
IDECON
OAB-Guarulhos
OSC Viva Guarulhos
Prefeitura Municipal de Guarulhos
SEBRAE
SESCON
Sindicato dos Empregadores do Comércio de Guarulhos
Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região
Sindicato dos Vigilantes de Guarulhos
UNG