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Guarulhos recebe Central Móvel para Atendimento à Comunidade

Guarulhos, 27 de fevereiro de 2014

Estabelecer canais de comunicação direta com as pessoas é a principal prioridade do Programa EMTU na Comunidade, que visa garantir um processo claro e transparente com a população diretamente impactada pelas obras desenvolvidas pelo Consórcio Ferreira Guedes – Araguaia e pela EMTU. Agora, um novo e importante passo está sendo tomado neste sentido: a disponibilidade de uma Central Móvel para Atendimento à Comunidade.

Desde o início da construção do Corredor Guarulhos – São Paulo, a preocupação em estabelecer uma relação próxima com a comunidade sempre foi latente. Por isso, foi instalada no canteiro de obras do bairro Vila Galvão, a Central de Relacionamento com a Comunidade, que conta com atendimento de segunda à sexta, presencialmente, por e-mail e telefone.
 
Criado em 2010, o EMTU na Comunidade abrange diversas ações. Além do atendimento direto à população, o programa, que é desenvolvido por profissionais da área de comunicação, inclui a identificação de lideranças comunitárias e entidades classistas a fim de realizar apresentações sobre os projetos e seus impactos à comunidade local. Há ainda apoio para a realização de audiências públicas, orientação sobre desapropriações e a confecção de informativos sobre os passos de cada obra.
 
A ideia agora é expandir esse projeto, criando uma Central Móvel, que irá facilitar o acesso da comunidade às informações relativas à construção do Corredor Guarulhos – São Paulo. “Com a comunidade compreendendo que os transtornos causados pela obra são efêmeros e que os benefícios são duradouros, fica muito mais fácil desenvolver melhorias para os transportes metropolitanos”, disse Joaquim Lopes, presidente da EMTU e um dos idealizadores do projeto.
 
A Central de Relacionamento com a Comunidade, a que está fixa na Vila Galvão, recebe um número considerável de moradores pedindo informações sobre o projeto, desvios no trânsito e tantas outras questões. Com a unidade móvel, o objetivo é aumentar significativamente o número de atendimentos.
 
A proposta é que essa nova Central seja itinerante. Além de Guarulhos, ela atenderá projetos desenvolvidos pela EMTU também em outras cidades. Até agosto, a cidade receberá pelo menos três visitas da Central Móvel. A primeira acontece em março, na Praça Quarto Centenário, um local de fácil acesso tanto para quem vai de ônibus quanto para quem vai de carro.
 
Além de oferecer atendimento aos moradores, a Central Móvel para Atendimento à Comunidade possui espaço para apresentações para pequenos grupos. A população poderá participar dessas reuniões mediante agendamento. Tudo isso num espaço confortável, com ar condicionado e rampas de acesso.
 
Para o presidente da EMTU, o projeto reafirma todo o compromisso que a companhia tem em ser parceira da comunidade. “Quando as relações são transparentes, fica tudo muito mais fácil. O que queremos com essa Central Móvel é ampliar os nossos canais de atendimento à população para ficarmos cada vez mais próximos das pessoas”, conclui.