Notícias

Guarulhos integrará programa do Banco Mundial para projetos sociais

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2003

Guarulhos será uma das três primeiras cidades do país a receber financiamentos do Banco Mundial (Bird) para projetos na área social. A informação foi confirmada neste sábado (15), em Mauá, pelo diretor de infra-estrutura da entidade para a América Latina e Caribe, Abel Meija, durante reunião com prefeitos e representantes da região metropolitana de São Paulo.

Embora não haja previsão para a liberação dos recursos, Guarulhos pretende aplicar o valor reivindicado (cerca de US$ 30 milhões) em intervenções no sistema viário, infra-estrutura de drenagem, saneamento básico e saúde na região do Pimentas. Também foram escolhidas para receber recursos as cidades de Ribeirão Preto e Betim (MG).

“Fomos habilitados para trabalhar diretamente com três municípios e a cidade de Guarulhos corresponde a todos os pré-requisitos do nosso programa de cooperação”, disse Meija, acrescentando que o Bird também tem interesse em financiar projetos ligados à urbanização de favelas e proteção de mananciais.

Para ele, a criação do Ministério das Cidades no governo Lula foi preponderante para que a direção do banco sentisse “segurança” nas propostas do país. “Estamos levando para Washington (sede da instituição) um sentimento de que o governo brasileiro deseja resolver a questão da pobreza”, disse.

Na ocasião, o prefeito Elói Pietá reafirmou o interesse de Guarulhos em integrar o Projeto de Assistência Técnica ao Programa de Saneamento, que visa equacionar os problemas de saneamento ambiental em cidades altamente habitadas e onde questões urbanas estejam em condições precárias.