Notícias

Fórum Empresarial debate investimentos

Guarulhos, 16 de abril de 2008

Idealizado pelo diretor cultural da ACE, Rodrigo Barros, o Fórum Empresarial nasceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sócio-econômico de Guarulhos

Sob olhar atento de empresários e representantes de entidades de classe, que lotaram o centro de convenção do Caesar Park Hotel, o Fórum Empresarial de Guarulhos recebeu na última segunda-feira, 14, superintendente de planejamento e gestão da Infraero, Eduardo Xavier Balarim. O executivo falou sobre a infra-estrutura da estatal, que em dez anos viu seu faturamento crescer 178,7%.


Wilson Lourenço, presidente da ACE, aprovou o debate

Segundo Balarim, a receita bruta da Infraero saltou de R$ 874 mil em 1997, para mais de R$ 2,4 milhões em 2007. O número de passageiros também apresentou crescimento, em 1997 eram 55 mil e saltou para mais de 110 mil em 2007, um crescimento de 98,2%.

No debate, o executivo isentou a empresa dos atrasos nos vôos que aconteceram nos aeroportos do país, além de ressaltar que é quase impossível fugir de filas em datas festivas. “Os aeroportos terão filas sim, no Natal, no ano novo, no carnaval. Uma vez, ou outra, os passageiros terão que enfrentar filas”, ressaltou.

Após enumerar as obras aeroportuárias em andamento, Balarim foi indagado pelo presidente da Associação dos Empresários de Cumbica, Antônio Roberto Marchiori, sobre a desistência do Governo Federal em construir a terceira pista no Aeroporto de Guarulhos. “Guarulhos perdeu muito com a discussão, sobretudo com a demora na decisão”, disse Marchiori.


Empresários e representantes de entidades prestigiaram o evento

Empresários e representantes de entidades prestigiaram o evento
Em reposta, o executivo disse que a solução encontrada foi pela opção mais barata. “A Infraero quer continuar ouvindo Guarulhos, mas a construção da terceira pista só foi postergada, pois o governo entendeu que a obra em Campinas seria mais barata e rápida”, disse.

Apesar de não concordar com a desistência da União em construir a terceira pista no Aeroporto de Guarulhos, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), Wilson Lourenço, aprovou o debate. “Além de conhecermos mais de perto a infra-estrutura da Infraero, o debate também abordou os investimentos que a cidade vai receber como o Trem Expresso, o Rodoanel, a Avenida Jacu-Pêssego, entre outros. Guarulhos precisa de eventos como este que discuta os caminhos para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.


Eduardo Xavier Balarim falou sobre a infra-estrutura da Infraero

O diretor cultural da ACE-Guarulhos, Rodrigo Barros – idealizador do Fórum – disse que estava convencido que a privatização da Infraero seria a solução, mas mudou de opinião após o debate.

O fórum contou, também, com a participação do Secretário de Obras e Serviços Públicos, João Neto e do vice-diretor do Ciesp-Guarulhos, Luis Carlos Teodoro. Após o debate, os convidados participaram de um workshop de Temaki e Sakê que teve por objetivo proporcionar a integração entre os convidados.