Notícias

Economia de energia fica em apenas 7%

Guarulhos, 26 de novembro de 2001

A economia de energia nas regiões Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foi de 7% e 7,6% na última sexta-feira, respectivamente, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Apesar das novas metas do racionamento só entrarem em vigor em dezembro, depois que o consumidor receber a sua conta de novembro, o percentual de 20% já está sendo ignorado pela população. Segundo o ONS, nos últimos sete dias a economia foi de apenas 11,4% (NE) e 13,5% (SE/CO).

As novas metas do racionamento são de 17% e 12% para o Nordeste e de 12% e 7% para o Sudeste. No Norte, única região onde a meta de 20% ainda está sendo respeitada (a economia está em 19,7%), o novo percentual será de 5%.

Hoje, o Nordeste terá o terceiro e último feriado programado pela Câmara de Gestão da Crise de Energia para tentar reduzir o impacto da falta de economia e de chuvas na região, que estão no pior nível da história.

No Sudeste/Centro-Oeste, os reservatórios continuam com uma folga de 9,8 pontos percentuais em relação à previsão do ONS para o período. No Nordeste, a folga é de 2,93 pontos.

Mato Grosso do Sul

O Estado do Mato Grosso do Sul é o único da região Sudeste/Centro-Oeste a beneficiar-se com metas diferenciadas e mais baixas de economia de energia elétrica no racionamento -3,5% nos municípios turísticos e 6% nos não-turísticos.

Isso ocorre porque o Mato Grosso do Sul é, em grande parte, abastecido de energia elétrica fornecida diretamente pela região Sul, que não está no racionamento.

Desde o início do programa de racionamento a meta de redução do consumo no Mato Grosso do Sul correspondeu à metade (10%) do que foi exigido dos demais Estados do Sudeste/Centro-Oeste.