Notícias

Economia brasileira na onda do Movimento Positivo

Guarulhos, 19 de março de 2013

Desde o início deste ano a economia brasileira passou a contar com uma nova maneira de olhar o consumidor. Isto porque entrou em vigor o “Cadastro Positivo”, legislação que permitirá valorizar os bons pagadores e a redução dos juros.

O “Cadastro Positivo”, Lei que surgiu dentro do Sistema das Associações Comerciais, já foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A Boa Vista Serviços (BVS), empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), por conta da regulamentação já selou acordos com duas grandes redes varejistas – Riachuelo e Casas Bahia, que colaboraram para que a identificação dos bons pagadores seja colocada em prática.

A BVS acredita que, as duas redes contribuíram para que os consumidores migrem para o Cadastro Positivo, mesmo que a adesão à legislação é voluntária. Com a chegada do “Movimento Positivo”, o que permitiu que o Brasil não fosse o único país da América Latina a adotar o sistema, já que o país utilizava apenas o chamado “Cadastro Negativo”, banco de dados com informações de inadimplentes.

Para o varejo, o Cadastro Positivo permitirá mudanças profundas na economia brasileira, como exemplo, a redução dos juros em até 30%, o que significaria que a taxa anual de 122,7% passe a ser de 75,5%.

“O cadastro positivo não vai derrubar significativamente algumas taxas, como a do cheque especial e a do empréstimo rotativo no cartão de crédito. No entanto, ele vai permitir que os bancos e o varejo concedam empréstimos mais baratos e de maior valor para os novos clientes que surgiram recentemente, com a ascensão da classe média.”, disse Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.

O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, incentiva os consumidores guarulhenses a aderirem ao movimento positivo. “Precisamos engrossar a fila de consumidores positivos, desta forma iremos contribuir de forma significativa para a melhoria da economia brasileira”, falou.