Notícias

De Olho no Imposto colhe assinaturas em SP

Guarulhos, 23 de março de 2006

Quatro bairros de São Paulo até sábado receberão a visita do movimento

Depois de percorrer 19 importantes cidades do Estado e os bairros de Pinheiros, Tatuapé, Santo Amaro e Santana, o movimento De Olho no Imposto continua, a partir de amanhã até sábado (25) na Lapa, Pirituba, Penha e no Centro de São Paulo. O objetivo do movimento é conscientizar a população e regulamentar o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que diz: “a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços”.

Para isso pretende colher 1,2 milhão de assinaturas no Estado de São Paulo, sendo 849.459 no interior e 350.546 na capital. Em todo o Brasil foi estipulada a meta de 1,5 milhão de assinaturas. O término da coleta deve ocorrer com o evento realizado anualmente pela Força Sindical para o Dia do Trabalho, em 1º de maio.
 
Por onde passou, o De Olho no Imposto contou com a participação de entidades que integraram a Frente Brasileira contra a Medida Provisória 232, como a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB/SP), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM), Força Sindical e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para o presidente da Facesp e da ACSP, Guilherme Afif Domingos, o movimento De Olho no Imposto deve repetir na capital o sucesso de mobilização que alcançou em todo o interior. “É muito importante que as pessoas saibam o quanto pagam e exijam a contrapartida em serviços públicos de qualidade. Em todas as cidades por onde passamos percebemos que a população não sabe o quanto paga e que após ser informada, fica indignada por não receber sequer serviços decentes”.

Calendário – Desde o dia 9 de março até 1º de abril será realizado em diversos bairros da cidade de São Paulo o Feirão do Imposto, simulação de mercado que mostra o percentual e o valor de impostos embutidos nos preços finais de produtos e serviços. Por dia estão sendo coletadas cerca de cinco mil assinaturas somente na capital.

Até sábado (25 de março) o Feirão do Imposto estará exposto na Lapa, na praça Miguel Del Lerba; em Pirituba, na avenida Benedito de Andrade (em frente ao Bradesco) e na Penha, na praça Oito de Setembro. No Centro, na Praça Ramos de Azevedo, a coleta de assinaturas e o Feirão vão até o fim do mês. Às quintas e sextas-feiras o horário de funcionamento é das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 16 horas.

A coleta de assinaturas também ocorre pela Internet, no portal www.deolhonoimposto.org.br, ou na sede da ACE-Guarulhos que fica na rua 15 de novembro, 85, centro. 

Até esta quarta-feira, 22 de março, foram colhidas 413.337 assinaturas em todo o estado. É possível acompanhar o avanço das assinaturas no site da Facesp: www.facesp.com.br.