Notícias

De Olho no Imposto chega a São Paulo

Guarulhos, 07 de março de 2006

Evento na capital paulista acontece no Clube Esperia

Depois de percorrer 19 importantes cidades do Estado entre os meses de janeiro e fevereiro, o movimento De Olho no Imposto chega a São Paulo, na terça-feira (10/02). Representantes de mais de 1,5 mil entidades estarão reunidos no Clube Esperia para definir a realização da campanha em diversos bairros da capital.

O objetivo do De Olho no Imposto é conscientizar a população e regulamentar o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que diz: “a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços”.

O movimento pretende colher 1,2 milhão de assinaturas no Estado de São Paulo, sendo 849.459 no interior e 350.546 na capital. Em todo o Brasil foi estipulada a meta de 1,5 milhão de assinaturas. Até o momento já foram colhidas cerca de 300 mil assinaturas. O término da coleta deve ocorrer com o evento realizado anualmente pela Força Sindical para o Dia do Trabalho, em 1º de maio.
 
Nas 19 cidades por onde passou, o De Olho no Imposto contou com a participação de entidades que integraram a Frente Brasileira contra a Medida Provisória 232, como a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB/SP), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM), Força Sindical e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para o presidente da Facesp e da ACSP, Guilherme Afif Domingos, o movimento De Olho no Imposto deve repetir na capital o sucesso de mobilização que alcançou em todo o interior. “É muito importante que as pessoas saibam o quanto pagam e exijam a contrapartida em serviços públicos de qualidade. Em todas as cidades por onde passamos percebemos que a população não sabe o quanto paga e que após ser informada, fica indignada por não receber sequer serviços decentes”.

De acordo com o presidente da Força Sindical, Paulinho da Silva, é passada a hora da sociedade mobilizar-se e reclamar por menos impostos. “A excessiva carga tributária sufoca as empresas e inibe os investimentos e a geração de novos empregos”.

“É uma questão de cidadania. Todos devemos saber exatamente o tamanho da carga tributária a que estamos expostos, para que possamos cobrar retorno em investimentos sociais”, complementam o atual presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, e o ex-presidente, Eleuses Vieira de Paiva.
 
O presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, também tem certeza de que o movimento só tende a crescer. “Esta é uma luta de cada cidadão. É uma luta de médicos, advogados, jornalistas, donas de casa, enfim, de todos os brasileiros”. 

O presidente do Ciesp, Cláudio Vaz, acredita que o “De Olho no Imposto” deve ser tão vitorioso quanto a iniciativa contra a MP 232, já que também conta com a junção de vários setores da sociedade e tem o objetivo de sensibilizar os parlamentares, para, então, chegar ao Executivo. “Com bandeiras justas e com a mobilização das entidades e da sociedade, poderemos ter um País mais justo”.

Segundo o presidente do Sescon, Antonio Marangon, este é um ano de eleição, momento de questionar o uso do dinheiro público. “Queremos conscientizar os cidadãos de que eles pagam impostos e pouco recebem em serviços públicos de qualidade. Este ano teremos eleições, hora de analisar o que os nossos representantes estão fazendo com o bolso dos contribuintes e com o dinheiro arrecadado em impostos”.

Calendário – Entre os dias 9 de março e 1º de abril será realizado em diversos bairros da cidade de São Paulo o Feirão do Imposto, simulação de mercado que mostra o percentual e o valor de impostos embutidos nos preços finais de produtos e serviços.

Nos dias 9, 10 e 11 de março o Feirão do Imposto estará em Pinheiros, Centro, Ibirapuera e Tatuapé. Nos dias 16, 17 e 18 em Santo Amaro, Interlagos, Santana e Mooca. Entre os dias 23 e 25 na Lapa, Pirituba e Penha. Entre os dias 27 e 31 de março no Jabaquara; e entre os dias 30 de março e 1º de abril em São Miguel, Butantã, Ipiranga e Vila Maria.

A coleta de assinaturas também ocorre pela Internet, no portal www.deolhonoimposto.org.br.

Interior – As cidades que receberam a visita do movimento De Olho no Imposto foram: São José do Rio Preto (18/01), Ribeirão Preto (19/01), São Carlos (20/01), Araçatuba (25/01), Presidente Prudente (26/01), Bauru (27/01), Marília (01/02), Itapetininga (02/02), Sorocaba (03/02), Itapira (08/02), Campinas (09/02), Jundiaí (10/02), Mogi das Cruzes (14/02) São José dos Campos (15/02), São Caetano do Sul (16/02), Guarulhos (17/02), Santos (21/02), Osasco (22/02) e Registro (23/02).

Veja como foi a realizado o De Olho no Imposto em Guarulhos no endereço:

http://www.aceguarulhos.com.br/content.php?m=20060220130900

Agenda:

7 de março, 10 horas, Clube Esperia

Avenida Santos Dumont, 1.313, Santana, São Paulo – SP.
(Próximo ao Terminal Rodoviário do Tietê, ao lado do Anhembi, com acesso pela Marginal Tietê)