Notícias

Consumidores terão duas opções de meta no verão

Guarulhos, 05 de dezembro de 2001

Os consumidores de todas as regiões afetadas pelo racionamento terão agora duas opções para calcular a sua meta de racionamento: uma com base nos meses de inverno (maio a julho de 2000) e outra utilizando-se os meses de verão (dezembro de 2000 a fevereiro de 2001).

Quem optar pelo novo cálculo com base nos meses de verão, no entanto, terá como meta economizar 20% do consumo. Quem ficar com a meta antiga continua beneficiado pela revisão do índice de economia, que caiu de 20% para 7% para as cidades consideradas turísticas do Sudeste e Centro-Oeste do país.

O consumidor não precisará fazer nada para ser beneficiado pela nova opção de cálculo. A distribuidora vai calcular a nova “meta de verão” e optar automaticamente por aquela que permitir o maior consumo de energia.

Até então, as metas eram calculadas apenas com base no consumo de maio a julho de 2000, com percentuais que variam de 5% a 17%, dependendo da região.

A mudança nos meses utilizados para calcular a meta era uma reivindicação de cidades de clima quente, como o Rio de Janeiro, que alegam ter maior consumo de energia no verão devido à maior utilização de ar-condicionado e refrigeradores.

Segundo o ministro Pedro Parente, a nova opção valerá para os consumidores residenciais e comerciais do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país -independente do município ser ou não turístico.

As distribuidoras de energia deverão enviar na próxima conta de luz o cálculo com as duas opções de meta de racionamento. Quem não receber a segunda opção de cálculo de meta em sua conta deverá reclamar com a distribuidora.