Notícias

Complexo Baquirivu – acesso fácil ao Aeroporto e à Via Dutra

Guarulhos, 27 de setembro de 2002

São mais de seis quilômetros de vias, um viaduto e duas pontes que vão tirar 2 mil veículos/hora da Via Dutra, no pico da manhã, além de desviar um total de 300 carros por hora da rodovia Hélio Smidt, principal acesso ao Aeroporto de Cumbica.

O Complexo Baquirivu vai ligar as avenidas Jamil João Zarif (Taboão) e Monteiro Lobato (Parque Cecap). Será um acesso direto da Base Aérea de Cumbica ao centro de Guarulhos. Na prática são oito quilômetros a menos. Já para quem mora no Taboão, Haroldo Veloso e Fortaleza, o novo sistema viário vai representar economia de tempo, uma vez que o trajeto compreendido entre a região central da cidade e esses bairros será reduzido em até 40 minutos.

Na avenida Otávio Braga de Mesquita – itinerário de 21 linhas de ônibus – o volume de tráfego terá uma redução de aproximadamente 15%. Serão cerca de 150 carros a menos por hora nos horários de pico. Resultado: os coletivos circularão com maior rapidez e o transporte público vai melhorar. O mesmo vai acontecer com as linhas que passam pela Via Dutra.

A capacidade do viaduto do Cecap, sobre a Hélio Smidt, será multiplicada por quatro. Hoje, o elevado comporta mil veículos/hora em cada sentido. Depois da inauguração, serão 4 mil. Isso significa o fim dos congestionamentos na região.