Notícias

CMDU toma posse nesta sexta-feira

Guarulhos, 20 de fevereiro de 2014

Composto por representantes da sociedade civil e do poder público, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) toma posse nesta sexta-feira, dia 21, às 9h, em cerimônia no Paço Municipal. O mandato será de dois anos.

Pela sociedade civil, participam a Universidade Guarulhos (UNG), Associação Comercial e Empresarial (ACE), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos (ASSEAG), Núcleo de Estudos Urbanos (NEU), Associação Centro do Trabalhador para a Defesa da Terra “Paulo Canarim” (ACTDTPC), Movimento de Regularização pelo Bem Estar na Moradia (MOREBEM), Sociedade de Apoio à Luta Pela Moradia (SAM/MNLM-Brasil) e Cooperativa Habitacional dos Cidadãos do Estado de São Paulo (COOPERCID).

As entidades que representam a sociedade civil têm atuação na área ambiental, empresarial, estudantil, categoria profissional, associação de moradores de bairro, movimento popular e cooperativa habitacional.

Os representantes do poder público serão as secretarias de Habitação, Obras, Meio Ambiente, Transportes e Trânsito, Governo, Desenvolvimento Econômico, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), cujo secretário Benedito da Silva, o Benê, preside o Conselho.

Estabelecido através de Lei, o Conselho tem entre seus objetivos debater a política pública de desenvolvimento urbano do município e acompanhar a implementação do Plano Diretor e o uso do solo para a promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade.

“É um instrumento de participação popular e controle social, pelo qual recebemos questionamentos e sugestões acerca do desenvolvimento de Guarulhos”, explica Benê.

O debate sobre as obras do Rodoanel Norte, traçado do trem e Metrô anunciados para Guarulhos e a ampliação do aeroporto, além das demais obras de infraestrutura e inserção metropolitana estão entre os temas tratados. O Conselho ainda abrange as discussões abordadas durante a Conferência das Cidades, que se realiza a cada dois ou três anos nos níveis municipal, estadual e nacional.

“A cidade de Guarulhos tem vários projetos estruturantes em curso, fortalecendo ou criando novos vetores de crescimento, como o novo Trevo de Bonsucesso e toda a ampliação viária. A participação social por meio do Conselho será superimportante para que o resultado seja a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, conclui Benê.