Chegou a hora de lucrar com as feiras
Na próxima segunda-feira a Couromoda, exposição que trará as tendências de calçados para a estação outono/inverno, dará a largada para o calendário de feiras de negócios em São Paulo. Ela é o primeiro dos 201 eventos do tipo que devem ocorrer em 2012, ante os 180 do ano passado. Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), isso indica avanço anual de 11,6%. São Paulo concentrar cerca de 75% desse tipo de evento no País.
Pelo ranking da International CongressConvention Association (ICCA), a Capital foi a primeira cidade do Brasil em eventos internacionais em 2011 e a segunda entre as que mais atraem feiras e congressos internacionais na América do Sul, atrás apenas de Buenos Aires, na Argentina.
Para o presidente-executivo da Ubrafe, Armando Campos Mello, o segmento de feiras de negócios tem registrado crescimento expressivo nos últimos anos e deve continuar assim porque é uma opção rentável para empresas que precisam vender produtos e serviços. Além disso, as feiras são boas oportunidades para
divulgar marcas e conquistar clientes estrangeiros. Apenas nos eventos organizados pela entidade são movimentados cerca de R$ 25 bilhões por ano.
Público – Segundo Mello, neste ano, a expectativa nas feiras e promoções comerciais é de participação de 50 mil empreendedores, 16,2% a mais que em 2011. O número estimado de visitantes é de 5,4 milhões, alta de 5,8% ante o ano passado. O mesmo acontece com a área utilizada, que passará de 3,2 milhões de metros quadrados para 3,4 milhões de metros, avanço de 6,2%.
O executivo explica que, nos últimos anos, as empresas têm se esforçado para aproveitar melhor essas oportunidades, com investimentos expressivos em divulgação, treinamento de funcionários e montagem de estandes com equipamentos mais sofisticados para atrair os visitantes.
Para este ano, Mello aposta nos eventos voltados para o setor alimentício, já que o crescimento do mercado de trabalho exigiu que o segmento investisse tanto na produção quanto na ampliação da rede de restaurantes e fast foods, com avanço expressivo da modalidade de franquias dentro destes últimos.
O executivo da Ubrafe ressalta que outro fator que contribui para o sucesso das feiras é a sua organização e o calendário que complemente áreas de atuações próximas, como a Couromoda, realizada no início do ano para a produção do período outono/inverno, e a Francal, especializada em calçados, que ocorre no segundo semestre com as novidades para primavera/verão.