Notícias

Calculadora à mão do trabalhador

Guarulhos, 03 de fevereiro de 2005

Foi firmada uma aliança estratégica entre a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Força Sindical para mostrar aos trabalhadores, nas portas das fábricas, e às empresas, por meio dos departamentos de recursos humanos, o tamanho da carga tributária que incide sobre os salários, produtos e serviços consumidos no dia-a-dia do cidadão.

Dois instrumentos serão utilizados para colocar em prática essa nova missão: o Feirão do Imposto e a Calculadora do Imposto (www.contribuintecidadao.org.br). Essa parceria começou com o presidente da Associação Comercial, Guilherme Afif Domingos, propondo apresentar a Calculadora para os sindicalistas da Força. Paulinho topou a idéia e já convidou Afif para fazer uma apresentação da ferramenta que desvenda a carga de impostos numa reunião com líderes sindicais na sede da Força. A data ainda será agendada.

“Vamos unir forças não apenas para lutar contra a MP 232 – que aumenta o Imposto de Renda e a CSLL para as prestadoras de serviço – mas também para esclarecer o cidadão que nenhum serviço público é dado de graça, que ele paga muito pelo pouco que recebe”, enfatizou Afif.

Para isso, acrescentou Afif, é preciso conscientizar o cidadão que ele é um pagador de impostos, um ” tax payer”. “Assim ele vai exigir uma contrapartida do governo nas áreas de saúde, segurança, ensino, Justiça e laser”, explicou.

O presidente da ACSP sugeriu, e Paulinho encampou, a idéia de levar o Feirão do Imposto para a porta das fábricas para mostrar que há impostos diretos e indiretos em tudo que o trabalhador consome, como açúcar, arroz, feijão, leite, carne etc. “Porque como um rio caminha para o mar, todos os impostos vão para o preço e quem paga é o consumidor final”, alertou Afif.

A calculadora também poderá ser usada pelos departamentos de Recursos Humanos para mostrar quanto as empresas pagam de impostos em geral e, em especial, para contratar um trabalhador.

“Vai ser muito interessante levar esse tipo de informação para a porta das fábricas”, disse Paulo, ao acrescentar que vai se empenhar para que todos os dirigentes sindicais conheçam a Calculadora do Imposto.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região, Heleno José Bezerra, mostrou-se empolgado: “É um meio de ajudar a desenvolver a cidadania no Brasil”.