Notícias

Cadastro positivo do BC chega em abril

Guarulhos, 17 de fevereiro de 2004

Estará em funcionamento a partir de abril o Sistema de Informações de Crédito (SCR), a nova arma do Banco Central (BC) para aumentar a concorrência entre os bancos e, assim, incentivar a redução dos juros.

Substituto da Central de Risco de Crédito, o SCR poderá ser consultado pelos próprios tomadores de empréstimos, pela internet, e funcionará como um cadastro positivo, de bons pagadores. Toda instituição financeira será obrigada a incluir no sistema os tomadores de crédito – pessoas físicas ou jurídicas – cujas operações totalizem R$ 5 mil ou mais. Como todos os limites concedidos de crédito, inclusive os não utilizados, entrarão na soma, o universo de pessoas e empresas que se beneficiarão do cadastro positivo é maior. Se tais limites forem suficientes para gerar registro no SCR, até quem não tem dívidas poderá tirar seu histórico pela internet, para mostrar a um banco que tem crédito na praça e, com isso, pleitear um melhor tratamento, explica Vânio Aguiar, chefe do Departamento de Supervisão Indireta do BC.

O maior detalhamento das informações facilitará também a fiscalização do BC. Haverá, por exemplo, discriminação de valores por modalidade de operação e por moeda. Hoje, além de consolidadas, as cifras capturadas são apenas em reais. Conhecer a exposição de grandes clientes a riscos cambiais, diz Aguiar, é importante na hora de avaliar o risco de crédito de um banco.

Mônica Izaguirre e Janes Rocha