Notícias

Bancos lideram marcas valiosas

Guarulhos, 30 de novembro de 2011

Pelo sexto ano consecutivo, o Bradesco ficou com o posto de marca mais valiosa no Brasil, avaliada em cerca de R$ 31,2 bilhões, de acordo com levantamento feito pela Brand Finance/Superbrands. O banco é seguido, na ordem, por Itaú  Unibanco (R$ 27,7 bilhões), Banco do Brasil (R$ 15,9 bilhões),  Petrobras (R$ 14,4 bilhões), Vivo (R$ 8,6 bilhões), OI (R$ 8 bilhões), Santander (R$ 7,6 bilhões), Walmart  (R$ 7,5 bilhões), Casas Bahia ( R$ 7,4 bilhões) e Caixa (R$ 7,1 bilhões). O levantamento apontou ainda que a soma do valor das 130 maiores marcas presentes no Brasil aumentou 16,4% em 2011 quando comparado com o ano anterior, saindo de R$ 275,1 bilhões para R$ 320,4 bilhões.

A continuidade dos bancos na liderança do ranking é explicada, segundo a Brand Finance, pelo papel crucial do setor no crescimento econômico brasileiro, tanto em 2010 quanto no primeiro semestre deste ano, com a maior oferta de crédito e crescente inclusão social de uma camada da população que não possuía relacionamento bancário.
 
Além dos bancos, outro setor de destaque foi o varejo. O resultado positivo se deve, segundo a pesquisa, à maturidade dos investimentos na expansão de pontos de venda e oferta de produtos. A marca americana Walmart, por exemplo, saltou do 11º lugar no ano passado para 8º neste ano.
 
As marcas Vivo e Oi, por sua vez, foram as responsáveis pelo crescimento do setor de telefonia. Na outra ponta, a Telefônica continua em tendência de queda em seu valor (14% do ano passado para este ano), refletindo a piora na percepção do público em termos de qualidade e atendimento.