Notícias

Anthrax é encontrado no Pentágono.

Guarulhos, 05 de novembro de 2001

As autoridades americanas investigam dois novos casos de anthrax em símbolos das duas cidades mais afetadas pela recente onda de terrorismo. A ameaça agora chegou ao Pentágono, em Washington, e à prefeitura de Nova York. Na sede da inteligência americana, duas caixas postais foram contaminadas. Na prefeitura, a bactéria foi trazida por um pacote recebido pelo correio.

De acordo com o Centro de Prevenção de Doenças, 17 caixas postais pertencentes a funcionários do Pentágono foram testadas. Duas delas tiveram resultado positivo para anthrax. As informações chegaram ao governo no sábado, mas foram divulgadas ao público e à imprensa apenas nesta segunda-feira. No domingo, depois da sanitização do local, novos testes foram realizados, e todos deram positivo.

O porta-voz do Pentágono, Glen Flood, disse que não há informações sobre pessoas contaminadas. O local foi testado de forma aleatória porque recebia cartas distribuídas pela agência postal de Brentwood, fechada em decorrência da contaminação com a bactéria. Seis funcionários que trabalhavam perto das caixas postais do Pentágono já estavam sob medicação preventiva.

Também neste domingo foi confirmada a presença de anthrax em um hospital para veteranos de guerra na capital americana. Os sinais da bactéria foram encontrados em um escritório de correspondências dentro do hospital, mas distante da ala onde ficam os pacientes. Por isso, os responsáveis pelo centro médico informaram que não há risco de contaminação entre os 250 internados.

Nova York – O prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, disse na noite deste domingo que foram feitos vários testes com o pacote recebido pela prefeitura e o resultado revelou a existência da bactéria em seu conteúdo. A origem do pacote é o escritório de Tom Brokaw, âncora da rede de televisão NBC. Brokaw recebeu uma carta com anthrax e sua assistente foi contaminada. Giuliani conta que o pacote, que continha uma fita, foi enviado para testes depois da notícia de que a NBC recebera a carta. A prefeitura continua funcionando normalmente, pois não há contaminação no ambiente e ainda não há funcionários com qualquer sintoma da doença.

Nova Jersey – Foi confirmada neste domingo a contaminação por anthrax da terceira agência dos correios no estado de Nova Jersey. Esporos da bactéria foram encontrados na unidade de Bellmawr, na cidade de Camden. Como medida de precaução, todos os funcionários já foram medicados com antibióticos.

Os testes em Bellmawr foram realizados depois do surgimento de um caso de contaminação cutânea entre os empregados da agência. A identidade da vítima ainda não foi revelada. Outras duas agências em Nova Jersey já haviam sido atingidas pelo anthrax, Princeton e Hamilton. Duas pessoas já desenvolveram a doença no estado.